Pular para o conteúdo

Scilab para Engenharias

Durante o IV Encontro de Software Livre da UNESP Ilha Solteira, tive oportunidade de apresentar duas palestras voltadas para o uso de software livre na academia e, em especial, nos cursos de engenharias e ciências exatas em geral.

Uma delas foi uma nova versão da Preparando o GNU/Linux para a Academia, já apresentada no IV Encontro Nordestino de Software Livre. A outra, essa inédita, foi a apresentação do Scilab, com algumas aplicações e suas potencialidades, e como esta ferramenta livre pode ser um substituto de fato para o conhecido Matlab.

Eu uso Scilab desde a graduação. Durante disciplinas no meu mestrado e doutorado, continuei usando-o sem quaisquer dificuldades. Foi até interessante, nas pós-graduações que fiz em engenharia elétrica meus colegas só usavam Matlab e eu, lado-a-lado com eles, fazia as mesmas coisas no Scilab. Eles puderam ver que a ferramenta é, de fato, eficaz.

Também me envolvi com o Scilab durante o Google Summer of Code 2011, quando trabalhei orientado pelo Sylvestre Ledru, e fiz um backend para o software matemático do KDE, o Cantor.

A apresentação em si é de nível introdutório, para quem nunca ouviu falar da ferramenta. Uma pena que grande parte do que apresentei foi a partir de demonstrações. Estou aguardando a disponibilização dos vídeos do encontro, e assim que as tiver colocarei por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *