Pular para o conteúdo

Plasma Active: KDE para Tablets no FISL

Plasma Active em ação!

Um dos projetos que está chamando bastante atenção na comunidade de software livre em geral atende pelo nome de Plasma Active. Trata-se do “KDE para tablets”, uma nova view do ambiente de trabalho Plasma, que tem versões desktop e netbook utilizadas em computadores convencionais, mas agora adaptada para o ambiente de computação mobile típico de tablets, smartphones, etc.

Esse projeto também traz consigo vários outros projetos-irmãos, que visam construir uma infraestrutura para tablets usando apenas software livre. Entre eles, podemos falar do Vivaldi, o tablet que rodará Plasma Active e que deverá ter seu lançamento agora no segundo semestre de 2012.

sebas

E quem for ao FISL esse ano terá a oportunidade de conhecer de perto esse projeto e assistir a uma palestra com maiores detalhes realizada por um dos desenvolvedores fundadores do Plasma Active. Sebastian Kügler, o conhecido sebas na comunidade do KDE, estará presente e fará a apresentação Plasma Active — Freeing the Device Spectrum na sala 40T-GNU, dia 27 às 11:00h. Estejam lá para conferirem esse projeto inovador na comunidade de software livre!

Mas antes da palestra, na sala 614 – Oficinas II dia 25 às 17:00h, sebas ministrará o mini-curso Developing apps for multiple devices using Plasma technologies, juntamente com nosso amigo brazuca e desenvolvedor do KDE, o Daker. O mini-curso visa ensinar a desenvolver aplicativos multi-dispositivos usando o poder do Plasma e Qt. Trata-se da ideia de levar seu aplicativo para onde quiser – seja computador, tablet, smart-tv, geladeira, etc! Qt é um framework livre muito interessante para esse cenário proporcionado pela computação ubíqua, e quem quiser saber mais terá essa oportunidade interessante durante o FISL.

Gostaria então de reforçar o convite para essas apresentações e agradecer ao pessoal do FISL e ASL por terem se mostrado abertos e dispostos a trazer o sebas ao evento. Valeu mesmo pessoal! Desejo que essa parceria FISL + KDE ainda renda muitos convites para participação de desenvolvedores KDE nos anos seguintes.

E é isso aí pessoal, até o FISL!

1 comentário em “Plasma Active: KDE para Tablets no FISL”

  1. Pingback: KDE e Qt no FISL 13 at Filipe Saraiva's blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *