Plasma Active em ação!
Um dos projetos que está chamando bastante atenção na comunidade de software livre em geral atende pelo nome de Plasma Active. Trata-se do “KDE para tablets”, uma nova view do ambiente de trabalho Plasma, que tem versões desktop e netbook utilizadas em computadores convencionais, mas agora adaptada para o ambiente de computação mobile típico de tablets, smartphones, etc.
Esse projeto também traz consigo vários outros projetos-irmãos, que visam construir uma infraestrutura para tablets usando apenas software livre. Entre eles, podemos falar do Vivaldi, o tablet que rodará Plasma Active e que deverá ter seu lançamento agora no segundo semestre de 2012.
sebas
E quem for ao FISL esse ano terá a oportunidade de conhecer de perto esse projeto e assistir a uma palestra com maiores detalhes realizada por um dos desenvolvedores fundadores do Plasma Active. Sebastian Kügler, o conhecido sebas na comunidade do KDE, estará presente e fará a apresentação Plasma Active — Freeing the Device Spectrum na sala 40T-GNU, dia 27 às 11:00h. Estejam lá para conferirem esse projeto inovador na comunidade de software livre!
Mas antes da palestra, na sala 614 – Oficinas II dia 25 às 17:00h, sebas ministrará o mini-curso Developing apps for multiple devices using Plasma technologies, juntamente com nosso amigo brazuca e desenvolvedor do KDE, o Daker. O mini-curso visa ensinar a desenvolver aplicativos multi-dispositivos usando o poder do Plasma e Qt. Trata-se da ideia de levar seu aplicativo para onde quiser – seja computador, tablet, smart-tv, geladeira, etc! Qt é um framework livre muito interessante para esse cenário proporcionado pela computação ubíqua, e quem quiser saber mais terá essa oportunidade interessante durante o FISL.
Gostaria então de reforçar o convite para essas apresentações e agradecer ao pessoal do FISL e ASL por terem se mostrado abertos e dispostos a trazer o sebas ao evento. Valeu mesmo pessoal! Desejo que essa parceria FISL + KDE ainda renda muitos convites para participação de desenvolvedores KDE nos anos seguintes.
E é isso aí pessoal, até o FISL!
Pingback: KDE e Qt no FISL 13 at Filipe Saraiva's blog