Tudo pronto para o LAkademy

Nos últimos meses a comunidade brasileira do KDE vem trabalhando na organização do primeiro encontro unificado de nosso “sub-continente bolivariano”. A ideia materializou-se no LAkademy, que ocorrerá entre 27 de abril e 01 de maio próximo, em Porto Alegre – RS/Brasil.

Esse encontro é diferente de um evento de software livre promocional. O LAkademy é direcionado para a comunidade já existente do KDE, e estão programadas várias sessões de hacking, encontros de desenvolvedores latinoamericanos, debates sobre temas quentes atuais na comunidade (como o Plasma Active), e algumas reuniões para tomadas de decisões importantes sobre gerenciamento e planejamento de ações da comunidade. Logo, o LAkademy não intenciona ser um evento para divulgação do KDE.

Eu estou com boas expectativas. O último evento desse tipo que realizamos foi o Akademy-BR, em 2010. Desde então a comunidade se encontrou várias vezes em outros eventos (como nos brasileiros IV ENSL e Latinoware 2011 ou no internacional Desktop Summit), mas ainda não havíamos realizado novamente um “evento nosso”, onde podemos olhar para a comunidade e avaliá-la, fazer auto-críticas e traçar objetivos.

Então, essa é minha lista sobre o que espero fazer no LAkademy:

  • Rever os amigos e amigas, que são muitos!
  • Trabalhar em melhorias para o backend do Scilab no Cantor;
  • Dar uma olhada no Rocs com Tomaz e Wagner;
  • Apresentar uma ideia de software para auxílio de escrita de artigos científicos em inglês;
  • Conhecer como é o trabalho no Plasma Active, com Lamarque;
  • Trabalhar em uma wiki nova para o KDE Brasil com Aracele;
  • Discutir sobre a sustentabilidade das ações do KDE no Brasil;
  • Discutir em quais eventos no Brasil o KDE estará presente;
  • Beber cerveja gaúcha! =D

Espero (e trabalhamos para) que este evento torne-se rotineiro na América Latina, e entre para o calendário da comunidade internacional do KDE, a exemplo do Camp KDE, Akademy, e outros.

Esperem por mais notícias nos dias do evento, direto do front.

3 comentários em “Tudo pronto para o LAkademy”

  1. Muito legal saber desse tipo de evento. Comecei a contribuir recentemente para o KDE, mais especificamente para o KDE Games, e é uma pena que eu não possa ir a este encontro.

    Torço pra que muitos outros ocorram e até lá eu já esteja familiarizado com os desenvolvedores aqui do Brasil.

    Abraços.

      1. @Filipe Saraiva, eu migrei três jogos do framework Phonon para a biblioteca KgSound, desenvolvida pelo próprio pessoal do KDE Games.

        Ocorre que era um tanto problemático usar Phonon pra arquivos que precisavam ser carregados constantemente. No jogo Kapman (um clone do Pacman), por exemplo, um som era emitido a cada bolinha comida. Assim, uma biblioteca que permitisse reproduzir esses sons frequentemente era mais interessante.

        Ainda não tenho acesso aos repositórios oficiais. Nas mudanças que fiz criei uma entrada no Review Board e elas foram aplicadas pelo mantenedor do projeto, o Stefan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *