Pular para o conteúdo

Começaram as inscrições de estudantes para o Google Summer of Code 2011

 

Já comentei anteriormente a importância para o ecossistema de software livre do projeto Google Summer of Code. Maiores detalhes, leia lá!

Após a divulgação das organizações que participarão este ano como mentoras, é chegada a hora da submissão dos projetos de estudantes. O prazo começou ontem, dia 28 de março e vai até dia 8 de abril 19:00h UTC.

Uma dica que o estudante pode seguir é dar uma olhada nas pré-ideias que as comunidades de software livre disponibilizaram em seus respectivos sites. Também é muito importante que o estudante converse com membros da comunidade que ele tem interesse em submeter uma ideia de projeto para o Google Summer of Code. É bem mais fácil uma comunidade aceitar o seu projeto quando ela lhe conhece do que quando você simplesmente “caiu de para-quedas” do nada.

Outra dica é submeter algo para o software que você já trabalha ou já tem experiência no requisito desejado. Você não vai submeter nada ao OpenCV, por exemplo, se você nunca mexeu com visão computacional ou algo relacionado!

Para você submeter algum projeto, é necessário uma conta do Google. Visite os sites das organizações no Google-melange e veja mais detalhes sobre como deve ser o procedimento de submissão para aquela comunidade específica. Por exemplo, a do KDE é esta, e a partir de lá você tem um modelo de projeto para submissão, tags das tecnologias utilizadas, links para as pré-ideias e mais.

Eu já estou me preparando para submeter um projeto e, quando passar a fase de aceite, espero poder falar um pouco mais sobre ele. E você, está pensando em algo também?

Se sim, boa sorte! 😉

2 comentários em “Começaram as inscrições de estudantes para o Google Summer of Code 2011”

  1. Lorena, 30 de março de 2011

    Boa tarde Felipe meu nome é Eric, venho com humildade, fazer uma pergunta besta….

    Quero entrar no conhecimento software livre e gostaria de usar o Linux, para começar a usar software para desenvolvimento de sites também usando software livre.

    Entrei em BRLinux cliquei em Download, e gostaria de saber qual versão você recomenda para mim, sou usuário padrão de Windows….
    • Você recomendaria eu usar Linux para desenvolver Sites ?? Qual versão?
    • Download Ubuntu
    • Download Fedora
    • Download Mandriva
    • Download openSUSE
    • Download CentOS (para servidores

    1. @Eric, sua pergunta não é besta 😉 . Bem, eu sugiro mesmo que você use Ubuntu, Kubuntu ou Mandriva, que são distribuições simples de usar e bem amigáveis.

      Mas sugiro fortemente mesmo que você use uma distribuição que algum amigo seu já use. Assim fica mais fácil de conhecer o “caminho das pedras” no caso de dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *