Pular para o conteúdo

Mês do Contribuidor KDE: Do LaKademy…

Nas últimas semanas tive um intenso “mês do contribuidor KDE” que começou com o LaKademy, a conferência latinoamericana, e terminou com o Akademy, a conferência mundial. Foi um mês um tanto cansativo, de muito trabalho, mas que também foi repleto de boas histórias, grandes reencontros, novos contatos, descobertas e, por que não dizer, divertido.

Nesse artigo irei falar do LaKademy, e no próximo comentarei o que rolou no Akademy.

logoazul_menor

A segunda edição do LaKademy ocorreu em São Paulo, uma das maiores cidades da América Latina, no Centro de Competência em Software Livre da USP, um prédio inteiro dedicado à estudos e pesquisas sobre vários aspectos do software livre: licenças, engenharia de software, métricas extraídas de repositórios, aspectos sociais da colaboração, e mais.

Nesta edição coube a mim e à Aracele fazermos todos os ajustes da organização do evento, e acredito que cumprimos bem o objetivo de prover toda a estrutura necessária para termos bons dias de trabalho em locais agradáveis e confortáveis.

No primeiro dia tivemos uma série de palestras dos colaboradores, e uma das que mais me chamaram atenção foi do Rafael Gomes sobre o sysadmin do KDE. É impressionante o tamanho da estrutura que está nos bastidores, uma sólida base que permite aos desenvolvedores realizarem seu trabalho. Taí um campo que seria interessante divulgarmos mais para tentarmos atrair possíveis colaboradores que preferem esse lado da computação.

14923088670_415cfc44df_z

Nesse dia eu também apresentei uma palestra sobre Qt no Android, descrevendo como configurar o ambiente no Linux, apresentando um Hello World básico, e comentando sobre diversos softwares já disponíveis que usam essa tecnologia, em especial o VoltAir e o GCompris. Segue abaixo a apresentação

.

No segundo dia tivemos um mini-curso sobre Qt, apresentado pelo Sandro Andrade. Impressionante a didática dele e como consegue prender nossa atenção durante um dia inteiro sem ficar enfadonho ou cansativo. Meu trabalho nesse dia foi mais auxiliar os demais participantes, em especial aqueles que estavam tendo contato com Qt pela primeira vez.

Os terceiros e quartos dias foram dedicados ao hacking de aplicações e desenvolvimento de projetos. Eu dei uma força no multirão para portar o Bovo para KF5, iniciei o desenvolvimento de um metapacote para instalar todo o KF5 no Mageia, e comecei a portar o Cantor para KF5. Também trabalhei na reconfiguração dos bots do KDE Brasil nas redes sociais, uma pendência que tínhamos já há algum tempo.

15106702121_ff87d73880_z

Força-tarefa-multirão trabalhando no Bovo

No quarto dia também tivemos uma reunião para discutir algumas iniciativas de promoção do KDE na América Latina, e começamos a usar o Kanboard do KDE TODO para organizar a execução desses projetos.

Além do trabalho tivemos momentos de descontração no evento, como quando fomos visitar um dos principais hackerspaces de São Paulo, o Garoa Hacker Clube numa atividade que chamamos de Konvescote; e também quando fomos todos para a Augusta, uma das famosas ruas boêmias da cidade.

15086717746_ec5d444223_z

KDE + Garoa

Entretanto, como aliás em todos os eventos do KDE Brasil, o melhor de tudo foi reencontrar os amigos e conhecer outros novos que estão chegando ao barco. Para os últimos, que sejam todos bem-vindos e vamos arregaçar as mangas! Para os primeiros, que tenhámos ainda uma boa estrada pela frente nessa ideia de escrever software livre e, de alguma forma, retribuir para o mundo algo como programas de alta qualidade técnica e que respeitam o usuário.

O KDE Brasil escreveu um excelente review enumerando o que a comunidade produziu durante o evento, sugiro a todos que queiram ainda mais informações a darem uma olhadinha lá.

E fica meu agradecimento ao KDE e.V. por proporcionar esse encontro! Espero ver muito mais contribuidores no próximo LaKademy!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *