Pular para o conteúdo

A volta do Som Barato

Noticiei aqui, por volta de setembro, que o saudoso blog Som Barato havia saído do ar, através de uma denuncia da gravadora Biscoito Fino de quê o site infligia a DMCA (Digital Millennium Copyright Act), lei de copyright americana criada para impedir qualquer tentativa de compartilhamento de conhecimento.

O Som Barato disponibilizava música de vários artistas brasileiros, alguns inclusive já fora de catálogo. Era um serviço indispensável à cultura de nossa terra, com suas diferentes linhas artístico-musicais. Ainda mais nestes tempos, em que o dinheiro aponta quem aparecerá na grande mídia, esta pertencente a pequenos grupos com interesses próprios, que aparentemente preferem alienar a população com “a melhor banda da última semana”.

Pois bem, com o blog tirado do ar, perdemos uma importante ferramenta da Cultura Livre. Porém, como se vê nessa luta nada virtual sobre direitos autorais, compartilhamento, gravadoras, editoras e distribuidores não formais, deletar um ponto de distribuição não apaga as idéias. Elas nascem em outros lugares, junto a novas estratégias e táticas de confronto.

O Som Barato voltou! Agora, em uma forma estética que lembra mais um fórum ou wiki, e disponibilizando os títulos em forma de arquivos torrent, como faz o tão amado (e odiado por alguns) Pirate Bay. Acho que não tem palavras que descrevam melhor a volta dos camaradas do quê a própria nota deles, na íntegra:

Estamos de Volta!

Uma idéia nunca morre. Derrubam um blog, derrubam um link, derrubam casas, mas a idéia continua lá. E o Som Barato voltou,e voltou porque ele é uma idéia. Uma idéia de partilha, uma idéia de que os bens podem ser comuns, uma idéia de uma festa permanente embalada pela diversidade de sons que a natureza humana é capaz de produzir mas que a indú$tria insiste em abafar com suas técnicas monopolistas.

E o melhor de tudo é que idéias quando são atacadas tendem a se aperfeiçoar em suas lutas. E aqui estamos, três meses depois, agora em p2p. Pessoa pra Pessoa. Ponto para Ponto. E não há G$ogle, Bi$coito Fino ou Grosso que nos derrube. Porque a idéia se espalhará pelos discos rígidos e cabeças pensantes de todos nós.

Participe, seja um semeador de música e de idéias!

Vida longa ao Som Barato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *