O debate sobre a regulamentação da profissão é antigo, discutido pelas entidades de computação (SBC, sindicatos, etc) desde a década de 70. Há, principalmente, duas vertentes: os que são a favor da regulamentação, pois acreditam que ela valorizará a carreira acadêmica e evitará que pessoas sem preparo assumam funções que exigem um maior conhecimento técnico e teórico; e os que são contra, que dizem que a informática é muito ampla e restringir o exercício da profissão a formados em determinados cursos é desprezar todas as contribuições que pessoas de outros cursos, ou sem formação acadêmica, deram e continuam dando. Esta é atualmente a posição da ENEC.
Há um projeto em trâmite no Senado Federal, que já está sendo avaliado e passou, inclusive, por audiência pública. Por isso, é de extrema importância que a ENEC debata a respeito, ouvindo as mais diversas opiniões, para melhor possa representar o interesse dos estudantes de computação.
Participe! Essa discussão é algo que pode mudar drasticamente o futuro profissional de milhões de pessoas, incluindo o seu. Veja a metodologia do Grupo de Trabalho aqui: http://twiki.enec.org.br/ENEC/GTProfissaoTI. Inscreva-se na lista de e-mails: https://listas.enec.org.br/cgi-bin/mailman/…/enec-profissao. Faça sua voz ser ouvida.