Pular para o conteúdo

Copyright Tira Blog do Ar

O blog Som Barato, que disponibilizava gratuitamente grande acervo de música brasileira na Internet, compartilhando albúns raros que não estão mais em catálogo e também albúns recentes de bandas independentes, foi colocado fora do ar pela Blogger, mais uma ferramenta do conglomerado Google. O motivo foi por conta de uma denúncia anônima (há indícios de que a denúncia tenha sido feita pela gravadora Biscoito Fino) alegando que o blog infringia a Digital Millennium Copyright Act (DMCA) lei de direitos autorais (Copyright) dos Estados Unidos, que desde que foi criada tenta inviabilizar qualquer processo colaborativo e participativo de aquisição do conhecimento.

Nestes quase dois anos de existência, o Som Barato é exemplo de como a Internet pode ser utilizada de forma positiva por seus usuários. Criado sem maiores pretensões, em pouco tempo já recebia muitas visitas. Ao mesmo tempo, o número de colaboradores que tinham em casa álbuns raros crescia e fortalecia a rede de troca, o que impulsionou a criação de projetos com o mesmo ideal: música de graça. O blog disponibilizava por dia, 10 álbuns completos com capa e contra capa e tinha uma média de 600 downloads diários. Isso provavelmente vinha tirando do sério, os donos de grandes gravadoras.

O espaço tinha uma visibilidade imensa e era o principal refúgio para as bandas novas, que sempre procuravam a página, com o intuito de disponibilizar e apresentar seu material ao público. O idealizador do Blog Som Barato argumenta: “A constituição brasileira diz que todo cidadão tem direito de acesso a cultura e é isso que estamos fazendo. Tentamos contribuir pra tampar um buraco que existe na cultura do país que deixa grandes obras engavetadas pelas grandes gravadoras. A lei prevê punição para quem ganhar dinheiro direta ou indiretamente com obras sem pagar direitos autorais, o que não é o nosso caso, pois fazemos tudo de graça. Felizmente, a nova geração de músicos já está entendendo os moldes da internet e está sabendo usá-la de forma legal”.

Fonte: Centro de Mídia Independente


Além dessa notícia, temos essa nota da Info no site br-linux:

“O número de links ilegais com músicas e filmes tirados do ar pela Associação Antipirataria Cinema e Música (APMC) no primeiro semestre deste ano aumentou dez vezes em relação ao mesmo período de 2007.

A associação já tirou do ar 118.750 links de conteúdos ilegais neste ano. No mesmo período do ano passado, o órgão havia removido somente 15 mil links.

Ao longo dos primeiros seis meses deste ano, a associação também derrubou 22.113 blogs e 20.332 arquivos peer-to-peer. (via info.abril.com.br)”

E agora, o artigo sobre a distribuição não formal do filme Tropa de Elite. Fica aí para reflexão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *