Pular para o conteúdo

Copyleft: a utopia da pane no sistema

O prof. André Azevedo, já em 2004, escreveu um artigo sobre o ainda enigmático copyleft. Utililando como principais fontes de pesquisa o coletivo Wu Ming, nosso nobre Richard Stallman e os pesquisadores mais voltados ao mercado – e, por isso, menos contestadores que os anteriores – Shapiro e Varian, o trabalho objetiva fazer uma comparação entre as duas abordagens utilizadas e perceber que, afinal, o copyleft, mesmo trazendo os benefícios e a contestação, pode ainda representar mais uma utopia da pane do sistema econômico.

Explica-se: muitos foram os revezes sociais que, gerados pelo atual sistema econômico capitalista, serviram de inspiração para militantes de esquerda imaginarem o momento em que o modelo econômico cairia por sí, derrotado por suas próprias características e anseios. Um momento em que a humanidade vislumbraria as contradições do sistema, que ele necessita esgotar a matéria-prima da qual necessita para gerar cada vez mais capital pertencente a poucos.

Exemplos desses momentos encontramos nos movimentos anti-guerra, que cresceram com muita força pós-2ª Guerra Mundial; movimento ecologista; movimentos de contestação estético-culturais, como os hippies e os punks… todos eles tiveram um caráter político de alteração sistema econômico-social, visto seu esgotamento.

O prof. André, em seu artigo, coloca as contestações do copyleft como mais uma dessas utopias. O uso das teorias de Shapiro e Varian mostram como é economicamente viável a utilização das idéias do conceito de copyleft, e como autores e empresas podem ganhar dinheiro com isso.

Bem, eu ainda sou um dos que acreditam que as lutas contra patentes e propriedade intelectual poderão contribuir para a construção de algo mais justo. Mesmo que não consigamos mudar o sistema, ainda assim poderemos dá-lhe um belo golpe: hoje, na sociedade do conhecimento, a questão do copyright é de suma importância para as corporações.

Conseguindo subvertê-lo afim de quebrar o monopólio das infames “industrias de distribuição cultural” será, ainda assim, muito interessante de se assistir.

Site do André Azevedo:
http://azevedodafonseca.sites.uol.com.br/

Artigo “Copyleft: a utopia da pane no sistema”:
http://azevedodafonseca.sites.uol.com.br/copyleft.html

1 comentário em “Copyleft: a utopia da pane no sistema”

  1. Isso de golpear o sistema social estabelecido é pra mim trabalho de formiguinha.
    Na verdade nem acredito que possamos derrotá-lo com o copyleft, o que acredito é que possamos ferí-lo, subvertê-lo.
    O copyleft ao meu ver é uma sabotagem… e das boas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *