Pular para o conteúdo

A que será que se destina???

E nasce mais um blog nessa profusão anárquica e confusa de opiniões que formam a web. E ainda bem que essas são suas principais características…

A tecnologia propiciou que esse emaranhado de cabos, fibras-ópticas, ondas electromagnéticas e demais ferramentas concretas pudessem representar algo abstrato que fizesse sentido aos humanos. E, voilá, temos um local aparentemente democrático onde todo mundo se expressa da maneira que lhe convém. Algo que, minimamente talvez, lembra o conceito de liberdade, acredito.

Na verdade, construímos hoje na web o maior tesouro da humanidade. Estamos, bit a bit, perfazendo o conhecimento humano, criando-o, reciclando-o e escaneando-o. Diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema estão espalhados pela rede. A linearidade e parcialidade dos livros de história (“quem venceu a guerra escreve a história”), pode estar encontrando seu fim na malha da web.

Agora, porquê “Liberdade na Fronteira”? Simples: não são todos que querem isso. Isso fere conceitos e instituições que estão por aí, monopolizando o conhecimento e a cultura humana, e ganhando dinheiro sobre isso. “Liberdade na Fronteira” propõe uma discussão sobre a Cultura Livre, o Software Livre e aquilo que muitos tem como “contravenções”. Enfim, tudo aquilo que tenta contrapor o discurso e as práticas comuns à sociedade que não percebe que hoje, estamos em um período de mudanças profundas propostas pela tecnologia.

Enfim…

Marcações:

4 comentários em “A que será que se destina???”

  1. O massa é que a web nos permite não só usá-la como uma ferramenta de construção desse tesouro chamado conhecimento, mas também como uma arma de destruição, combate e/ou desconstrução de ideais opressores que se pretendem verdade e natureza.
    O avanço da tecnologia propiciada no seio deste sistema econômico vigente, dessa forma contribui, senão para o ocaso do mesmo (já que isso parece utopia), mas para gerar inumeras intervenções, funcionando como um espaço para imortais reações e subversões.

  2. Lógico! vou adicionar seu blog nos meus links (olhando por cima, parece ter ótimas matérias)!

    vamos trocar umas ideias!

    ps: Dê uma olhada também no blog do meu amigo de Londrina:
    vidaoperaria.blogspot.com

    e tem uns textos nossos no blog coletivo:
    produtocoletivo.noblogs.org

    abração!

  3. Pingback: Hello world! Liberdade na Fronteira em nova casa! at Liberdade na Fronteira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *