Pular para o conteúdo

Memória Roda Viva: Pierre Lévy

Numa parceria entre Fundação Padre Anchieta, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – estes dois últimos ligados à UNICAMP – construiu-se o projeto Memória Roda Viva.
Roda Viva é um dos mais respeitados programas de entrevistas da televisão brasileira. O seu formato é um tanto “inquisidor”: o entrevistado fica no meio de um círculo rodeado por vários entrevistadores, que fazem perguntas alternadamente.

Pelo programa já passaram grandes nomes da política, economia, artes e ciências, do Brasil e do mundo. Normalmente, tratam-se temas polêmicos e/ou contemporâneos.

A disponibilização do material contabiliza um vídeo rápido com o entrevistado no programa, e a entrevista completa, digitada. Muitas entrevistas já foram colocadas, perfazendo um belo apanhado da história dos já 21 anos de programa. Temos lá Fernando Henrique, Gabeira, Lula, Plínio Marcos, Carlos Prestes, Ferreira Gullar, Hugo Chávez… enfim, vale a pena se perder pelo arquivo.


Em 2001, Pierre Lévy, grande teórico da cibercultura, esteve no programa. Você pode ler a entrevista aqui. Nela, Pierre discorre, além das teorias sobre a cibercultura, a inteligência coletiva, virtualidade, o “dilúvio informacional”, e mais.

Existe muita coisa para se procurar no acervo. Quando for encontrando mais material, vou dando as “dicas”. Mas, novamente: vale a pena se perder pelo arquivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *