Tenho muito orgulho de, junto com o Terceiro, termos trabalhado durante o último ano na criação de um repositório de acesso aberto para o Workshop de Software Livre – WSL. Segue abaixo a nota oficial de divulgação, e prometo que após o FISL 16 escreverei um texto com o making-of desse projeto
Página inicial do repositório do Workshop de Software Livre
É com grande satisfação que anunciamos a versão beta do repositório de artigos do Workshop de Software Livre (WSL).
O primeiro WSL ocorreu junto com o primeiro Fórum Internacional de Software Livre (FISL) em 2000. Desde então foram 15 edições anuais onde diversos pesquisadores brasileiros e do exterior apresentaram resultados de trabalhos e estudos sobre software livre nos mais diversos campos, desde relatórios de adoção e migração, até o desenvolvimento de novas ferramentas cujo código fonte está disponível, lista de boas práticas para desenvolvimento, estudos de caso, inovações, estudos sociológicos sobre as dinâmicas das comunidades de desenvolvedores, e muito mais.
Os artigos destas 15 edições estavam espalhados em livros e diferentes repositórios provisórios na internet. Agora todos os trabalhos estão reunidos em um só lugar, com modernas funcionalidades para compartilhamento e referências aos autores, além de métricas para acompanhamento da difusão dos artigos.
Gostaríamos de convidar toda a comunidade com interesse no WSL para revisar o conteúdo, como nome dos autores e artigos, afim de corrigirmos qualquer incosistência. Esse passo é importante pois, com os dados estabilizados, partiremos para a fase de indexação do repositório em diferentes serviços acadêmicos, como os repositórios DBLP, BDBComp, Google Scholar, além de adicionarmos um ISSN e, provavelmente, DOI.
Sejam bem-vindos ao repositório do WSL! Andar por ele significa, além de permitir encontrar interessantes artigos sobre o tema, é também promover uma visita à história do software livre no Brasil.
O repositório do WSL está em http://wsl.softwarelivre.org/ – e no rodapé da página há um link para o código-fonte do repositório, disponibilizado como software livre sob a licença GPLv3.
E lembrem-se: o WSL 2015 está com chamada de trabalhos aberta até dia 22 de março. Mais infos em: http://softwarelivre.org/wsl