Mas, quando falamos em software livre, não tem como não comentar que a parte mais divertida é começar a colaborar com o programa e mergulhar no modelo de desenvolvimento. Conhecer a comunidade e as pessoas que dela fazem parte, interagir com essas diferentes mentes unidas para criar um software robusto, de qualidade e livre é a parte mais legal.
Eu ainda não sou um contribuidor de código, mas espero logo mais tornar-me um. Entretanto, se você quiser ter uma pequena mostra de como é esta interação entre os desenvolvedores, lhes dou a dica de dar uma visitada no blog do grupo Live Blue, os desenvolvedores baianos do KDE.
O Sandro Andrade, membro do grupo, está a alguns dias em Nuremberg, Alemanha, participando do Tokamak 4. Esse encontro reúne alguns hackers do KDE para dar início ou amadurecer determinado projeto no espaço de tempo que durar o encontro.
Durante o Tokamak 4, os desenvolvedores estão trabalhando em perfis da KDElibs adequados a cada hardware em que a mesma irá rodar. Assim, o programador poderá usar esse framework especificamente para um ambiente desktop e, quando utilizá-lo para uma plataforma embarcada (como um celular, por exemplo) ele poderá usar a mesma KDElibs, adequada a este novo ambiente.
E esta é apenas uma das tarefas que o pessoal tá “batendo cabeça” lá em Nuremberg. Recomendo fortemente a leitura dos textos (que estão em português, diga-se) para você conhecer um pouco mais desse ambiente pulsante que é o desenvolvimento de software livre.
Então, sem mais delongas, seguem os links:
Site Live Blue
Tokamak 4 dia 1
Tokamak 4 dia 2
Tokamak 4 dia 3
Tokamak 4 dia 4
Tokamak 4 dia 5