Logo não definitivo baseado na Wiphala, a bandeira dos povos andinos e também uma das bandeiras oficiais da Bolívia
Python é uma linguagem de programação de propósito geral e é interessante que, com o passar do tempo, sua comunidade acabou “se especializando” e criando subcomunidades relacionadas com as diferentes utilizações da linguagem. Portanto, temos hoje o pessoal em torno de aplicações web com Python; utilização de Python como primeira linguagem de programação (Python no ensino de programação); Python para dispositivos embarcados; e outras mais.
Uma de grande destaque é a comunidade de Python voltada à aplicações científicas – que subentende-se também aplicações para engenharias, matemática, estatística, e outras relacionadas com ciência computacional ou computação científica. Essa comunidade, conhecida como SciPy, vem realizando aplicações de Python nesses diferentes campos, desenvolve bibliotecas de funcionalidades comuns a essas aplicações (como a biblioteca e o stack também chamados SciPy), e também realiza conferências científicas sobre Python nesse ambiente (as conferências também são chamadas SciPy).
No Brasil já tivemos algumas trilhas voltadas à aplicações científicas com Python nas conferências PythonBrasil. Já os hermanos argentinos tem experiência em realizar conferências específicas sobre o tema, tendo organizado duas edições da SciPy Con Argentina, uma em 2013 e outra em 2014, e pelas programações é possível imaginar que foram eventos de boa qualidade.
Então eles que resolveram lançar a ideia: por que não uma SciPy Latino-Americana?
Resolvi embarcar e ajudar como posso na realização desse evento. Penso que todos nós temos a ganhar com a integração Latino-Americana, e evidente que um grande evento unificado não inviabiliza outros eventos, mais localizados. Quem sabe reunindo as comunidades de todo o subcontinente conseguiremos fazer um grande evento?
Quem quiser ajudar, entre na lista de e-mails (posts em espanhol, inglês ou português) e vamos discutindo. O local e data sugeridos para o SciPy-LA 2015 seria na última semana de maio de 2015, na cidade de Misiones, Argentina.
Muito legal, Felipe! Uma ótima iniciativa.
Opa Henrique, manda bala com os alunos aí num trabalhinho pra vcs apresentarem lá! Vai ser massa! =)
É isso ai Filipe! Um projeto bastante interessante, principalmente na questão da integração entre essas diversas comunidades locais. Ótimo post.
Grande abraço
É nóis Ivan. =)
Abraços;
Muito boa a inicitiva.
Seria legal um evento desses acontecer aqui na USP/São Carlos, não acha Filipe?
Flw.
Com certeza Helder. O lance é reunir quem trabalha com Python, e com certeza o campus da USP São Carlos está cheio deles, cada um escondido em seu laboratório. =)
Acredito que a movimentação para um evento assim na universidade teria boas e interessantes apresentações.
ScipyLA2016 São Carlos 😀
Pois é Juan, quem sabe….
Se alguém quiser agitar a coisa, eu topo em ajudar em algo.
Evento muito interessante, e necessário! Vão ocorrer mais edições dele? Parabéns
Olá Cássio, com certeza! Inclusive a edição 2016 acontecerá em maio em Florianópolis, as chamadas de trabalho estão abertas. Mais informações em http://conf.scipyla.org/scipyla2016/