Pular para o conteúdo

Reforma Eleitoral irá monitorar a Internet? Hahaha!!!

Caros leitores e caras leitoras, desculpem começar esse texto sério sobre política em tom de deboche. É que algumas vezes, escutamos coisas por aí que, em primeiro momento, nos parecem mais gracejos, piadas. Depois é que percebemos que nosso locutor falava sério. Tarde demais: a gargalhada já saiu.

Engraçado como o total desconhecimento e falta de tato com a tecnologia fazem com que nossos congressistas passem por momento assim, digamos, de ingenuidade embaraçante. O senador Azeredo, o mesmo da Lei de Controle da Internet, agora quer impedir uma série de práticas corriqueiras na web que podem fortalecer a campanha eleitoral dos candidatos – além de permitir o debate democrático livre entre os diversos atores na rede.

Essas restrições afetam, por exemplo, portais de notícia que estariam impedidos de veicular pesquisas eleitorais. Os jornalistas e blogueiros não poderiam “privilegiar” qualquer candidato – ou ele escreveria sobre todos, de forma imparcial (sic) ou estaria incorrendo em crime.

O que podemos intuir sobre estas medidas é a lógica da comunicação de massas (uma fonte, vários receptores, sem retorno) para a comunicação em pares da web (várias fontes, vários receptores, muitos retornos). O senador Azeredo entende a comunicação pela rede como a comunicação do rádio e/ou televisão, uma comunicação em que o espectador apenas assiste, impassivo, as informações que são lançadas pelos meios. A lógica da Internet é bastante diferente, é vibrante, todos com o mínimo de conhecimento podem, devem e estão livres participar, construir seu próprio conteúdo, criticar, informar – e sempre terão outros atores para responder aos artigos, duplicá-los, espalhar pela rede. A dinâmica é outra.

Tentando fugir da polêmica, vários senadores entre os quais o próprio Azeredo, relator do projeto, não apareceram na última quinta-feira para votar a proposta. Com o senado esvaziado, não houve votação.

Mas a rede nunca para, não tem final de semana, feriado ou algo que o valha. O adiamento da votação permitiu que os movimentos ciberativistas ligados a liberdade na Internet articulassem a campanha Mega Não pela Liberdade Eleitoral na Web, que conta inclusive com petição on-line, banner e mais.

A pressão pela liberdade na rede vai continuar e na próxima terça, durante a votação, as atenções dos cidadãos estarão voltadas para o senado.

Acostumem-se senhores políticos! A nova forma de articular os movimentos e fazer política descentralizada pela rede chegou! Quem não se adaptar, até o museu!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *