Um post rápido sobre o Cantor antes da última metade das festas de Carnaval.
KDE 4.13 está com as funcionalidades congeladas agora, e tive tempo de desenvolver algumas melhorias para o editor de scripts do Cantor, que estará disponível no próximo lançamento estável do KDE por volta de 16 de abril.
Agora, os backends para Python 2 e Scilab tem suporte ao editor de scripts! Veja algumas imagens:
Editor de scripts do Cantor para Python 2
Editor de scripts do Cantor para Scilab
Você pode acessar o editor de scripts via barra de menu Exibir -> Mostrar Editor de Script. O editor é baseado em kate-part, então ele disponibiliza destaque de sintaxe, numeração de linhas, mini-mapa do texto, e todas as outras coisas legais disponíveis no Kate. Você também tem um botão Executar Script que, após pressionado, carrega o script na área de trabalho do Cantor, como pode ser visto nos exemplos.
Há outras novidades também para os demais backends do Cantor. O Editor de Scrips agora carrega o destaque de sintaxe padrão para cada backend – nas versões anteriores, isso não acontecia. E também, se você pressionar o botão Novo, o novo editor já terá o destaque de sintaxe padrão funcionando também.
Estas são as novidades do meu trabalho no Cantor para o KDE 4.13. Eu pretendo melhorar o backend para Python 2 e o editor de scripts em lançamentos futuros.
Mas agora é hora de aproveitar o restinho do carnaval nas festas de rua do Brasil. Feliz Carnaval! 😉