Pular para o conteúdo

Suporte a Multi-toch no GNU/Linux

Muito se especula sobre o lançamento do novo Windows 7 e seu recurso touch. A idéia é permitir a interação homem-máquina através de toques diretamente no monitor. A Microsoft já fez algumas demonstrações em video desse recurso, o que deixou maravilhado alguns setores da blogosfera brasileira.
<a href=”http://video.msn.com/?mkt=en-US&playlist=videoByUuids:uuids:891c68b3-a534-4159-b6b2-8e4ac56b6890&showPlaylist=true&from=shared” target=”_new” title=”Windows 7 Touch Gestures”>Video: Windows 7 Touch Gestures</a>

E como já era de se esperar, muitos começaram a criticar o GNU/Linux por não ter e, dificilmente, conseguir implementar tais funcionalidades em seu sistema.

Pois bem, membros do Interactive Computing Laboratory da francesa ENAC (École Nationale de l’Aviation Civile) estão desenvolvendo o suporte a multi-touch no sistema do pinguim. E o mais interessante é que, aparentemente, o recurso já está disponível e funcional na atual versão 2.6.30 do kernel. Então, quem tiver um monitor touchscreen, pode testar e enviar sua opinião que será muito bem vinda!

Por enquanto, vai o vídeo demonstrativo da aplicação:

Mais informações no site do projeto.

Fonte: Br-Linux e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *