Interessante a reação que se seguiu ciberespaço a fora. No Brasil, algumas pessoas ligadas à comunidade de software livre comentaram sobre a possibilidade de juntar dinheiro e enviar aos piratas. O número de indicações de notícias sobre o assunto enviadas ao BR-Linux bateu um recorde de 14 submissões, além do tópico ser um dos mais comentados no mês. Alguns posts em blogs de vários países comentam se agora o Google também será julgado, pois através dele pode-se encontrar arquivos que não deveríam ser compartilhados segundo seus respectivos copyrights.
Percebendo toda a movimentação que o espetáculo gerou, e dando uma olhada na conjuntura política européia, pode-se imaginar que a condenação do grupo será algo bom para as pessoas que lutam pelo compartilhamento. Mas, como assim?
Já comentei na Revista Espírito Livre que o principal objetivo do grupo é “forçar mudanças na lei de copyright“. Existem várias formas de se propor mudanças nas leis. Comoções nacionais, iniciativa popular, enfrentamento direto… e proposições político-parlamentares.
Esse ano a Europa realizará eleições parlamentares para o Europarlamento – os políticos da União Européia. O caso do The Pirate Bay colocou em evidência as discussões políticas acerca do compartilhamento, e o debate está muito forte por lá.
Segundo o Numerama, só ontem, o Partido Pirata Sueco filiou mais de 1.600 novos membros. E é uma iniciativa do partido concorrer com força nestas eleições, segundo o post da Aracele. Segue abaixo alguns dos rostos candidatos por lá e seus respectivos blogs:
- Christian Engström, f. 1960, Nacka
- Amelia Andersdotter, f. 1987, Lund
- Mattias Bjärnemalm, f. 1979, Uppsala
- Anna Troberg, f. 1974, Järfälla
- Rickard Olsson, f. 1967, Östersund
- Rick Falkvinge, f. 1972, Sollentuna
- Anna Svensson, f. 1980, Norrköping
- Gustav Nipe, f. 1988, Malmö
- Johanna Julén, f. 1980, Västerås
- Björn Felten, f. 1948, Säve
- Malin Littorin Ferm, f. 1990, Vällingby
- Jan Lindgren, f. 1979, Enskede
- Ellen Söderberg, f. 1991, Malmö
- Andreas Larsson, f. 1983, Rättvik
- Camilla Westrin, f. 1983, Umeå
- Snild Dolkow, f. 1986, Lund
- Daniel Nyström, f. 1983, Tyresö
- C Magnus Berglund, f. 1962, Karlstad
- Sandra Grosse, f. 1990, Helsingborg
- Mikael Nordfeldth, f. 1987, Umeå
Ou seja, o plano de disputas e debates está montado na Europa. Estas eleições poderão representar uma tática a mais nessa disputa – e, contraditoriamente, pelo viés institucionalizado.
Para uma visão européia sobre a questão, dê uma olhada no blog do Miguel Caetano, o Remixtures. O PSL-Brasil publicou também uma matéria sobre a coletiva que o Peter Sunde fez sobre a condenação.
E não deixe de usar o Pirate Bay – ele não saiu do ar. A condenação ocorreu em primeira instância, sendo passível de recurso já encaminhado pelos advogados da Baía Pirata. 🙂
Fiquei muito decepcionado com a derrota dos caras… Isso vai abrir um enorme precedente. Será que a internet vai passar por momentos sombrios?
Acredito, camarada Filipe, que a Internet está passando por momentos difíceis sim. A idealização e implementação a nível internacional de um panóptico está se consolidando na rede.
Mas eu guardo o otimismo. Uma derrota aconteceu, mas a guerra ainda tá rolando!
Abraços.
Não venceremos essa guerra assim tão fácil.
A condenação ajuda muito: quem não é visto, não é lembrado!
beijos
Pois é Aracele, é uma briga boa que não começou e nem vai terminar agora.
A formação de zonas de resistência tem uma importância fundamental agora.
Pois é, é hora dos Piratas aparecerem para o armar o contra-ataque.
http://www.partidopirata.org
Olá Anônimo,
Pois é, conheço o coletivo. Acredito que não teremos outra chance de construir um Partido forte se não utilizarmos este momento em que o compartilhamento está sendo bastante ameaçado.
Mas parece que não existe uma vontade em se fundar o partido.
Thanks for writing and linking!
Recent polls from Synovate indicate that we’ll get over 5% of the Swedish votes, and thus giving us one seat in the EU-parliament.
Read more on my blog and on TorrentFreak (both in english).
We are, however, aiming higher and the best would be if we got over 10% which would give us two seats.
Cheers,
Daniel Nyström, #17 on the list above