Filipe Saraiva's blog

Tecnologia, sociedade e política.

Anunciada a Open Source Robotics Foundation

with 5 comments

Willow Garage, conhecido laboratório de pesquisas e desenvolvimento em robótica, mantenedores do ROS, anunciou o lançamento da OSRF – Open Source Robotics Foundation.

Os objetivos da fundação são dar suporte ao desenvolvimento, distribuição e adoção de software open source para uso em pesquisas de robótica, educação e desenvolvimento de produtos.

Maiores detalhes ainda serão revelados, incluindo demais participantes da entidade, modelo de governança e mais. Entretanto, a OSRF já inicia apoio aos dois principais projetos mantidos pela Willow Garage, a plataforma ROS e o simulador Gazebo. Outros projetos também serão alvo de ações da fundação, como a conhecida plataforma open hardware Arduino e a comunidade de projetistas Make.

Vamos acompanhar mais essa iniciativa da comunidade de robótica livre, e torcer para que a filosofia cultural típica das comunidades de software livre se difunda cada vez mais nas comunidades de pesquisa em robótica. Certamente, o ambiente típico de colaboração do “mundo livre” tem muito a contribuir para o avanço da área de robótica.

Você pode ler a nota completa de lançamento da Open Source Robotics Foundation neste link.

5 Responses to “Anunciada a Open Source Robotics Foundation”

  1. […] Você pode ver o anúncio completo neste link. Coloquei no meu blog algumas considerações sobre o tema.” [referência: blog.filipesaraiva.info] […]

  2. Laris disse:

    Eita que delícia 😀 Vou mostrar pra meu namorado ele gosta de robótica e outra dia ele tava trabalhando com esse tal arduino. Talvez ele já conheça, mas vemos ver 😀

  3. Laris disse:

    Eu passei o seu blog pra ele. Ele é formado pela UFPE. Não sei se ele trabalha constantemente… Semana passada teve um evento em Recife sobre Android, daí ele participou usando o Arduíno. Eu vi o arduíno 😀 e pra variar eu gostei foi da embalagem =~~

  4. Tabneto disse:

    Oi!
    É muito bom ver um projeto que visa contribuir para a robótica na educação e não está voltado para a venda de produtos caros e elitizados.
    Como conheço pouco desse assunto, agradeceria se alguém me desse alguma dica para eu estudar.
    Meu e-mail é tanbra@gmail.com
    Obrigado e sucesso para os ideais de vocês!
    Abraço,
    Tabneto

Leave a Reply