Filipe Saraiva's blog

Tecnologia, sociedade e política.

ROSCon 2012

with one comment

ROS (Robot Operating System) é um framework para desenvolvimento de sistemas robóticos que começou a ser desenvolvido pelo prestigiado Stanford Artificial Intelligence Laboratory e em seguida pela Willow Garage.  ROS provê vários pacotes de software para funcionalidades típicas da área, como localização espacial, mapeamento, controle de atuadores e sensores, etc. O framework é baseado em Unix e seus pacotes podem ser aplicados em sistemas operacionais da família, como Linux e OSX. ROS é software livre, distribuído sobre a licença permissiva BSD.

A comunidade em torno do ROS é bastante dinâmica, com muita pesquisa, desenvolvimento de vários pacotes e aplicações as mais distintas possíveis. Abaixo tem dois vídeos com exemplos de robôs que usam ROS: um carro autônomo e um quadcóptero que performa impressionantes manobras:

Marvin – carro autônomo

Quadcóptero

Em 2011, ROS completa 4 anos de desenvolvimento. A comemoração será realizada em maio de 2012, durante a primeira ROSCon – ROS Conference, que acontecerá durante o IEEE International Conference on Robotics and Automation – ICRA 2012 – um dos maiores encontros de pesquisa em robótica do mundo.

A chamada de trabalhos está aberta!

Saiba mais sobre a ROSCon 2012 e as novidades que a comunidade ROS está preparando neste link.

One Response to “ROSCon 2012”

  1. […] Escrevi no meu blog um pouco sobre o evento e sobre o ROS em si, com alguns videos de robôs que utilizam esta tecnologia – como um carro autônomo e um grupo de quadcópteros.” [referência: blog.filipesaraiva.info] […]

Leave a Reply