Pular para o conteúdo

KDE-Edu no Latinoware

DSC01050Palestra sobre KDE-Edu na Latinoware

Entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011, comemoramos os 15 anos do KDE na VIII Conferência Latino-Americana de Software Livre – a Latinoware! Um evento já tradicional na cena da comunidade brasileira, acontece todo ano no centro de convenções da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, bem na tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai.

Durante o evento apresentei a palestra KDE-Edu: a visão KDE dos softwares educacionais, onde apresentei os diversos softwares educativos do KDE para um público prioritariamente formado por trabalhadores da educação e desenvolvedores interessados no tema, além de mostrar como aqueles que tem vontade de contribuir podem participar do projeto KDE-Edu.

DSC01045Palestra sobre KDE-Edu na Latinoware: Demonstração de Softwares

O resultado foi muito positivo, com muita participação dos presentes através de colocações, perguntas, etc. Também achei legal a proximidade com o grupo Software Livre Educacional. Frisei que precisamos ter uma maior interação público dos softwares educativos + professores que usam software educativo + desenvolvedores de softwares educativos. Alguns desenvolvedores brasileiros do KDE-Edu se inscreveram na lista do Software Livre Educacional – vamos ver o que os próximos anos nos reservam em termos de projetos e atividades em conjunto. 🙂

DSC01030Stand do KDE

Além desta atividade, o KDE contou com um stand com venda de material de divulgação – cuja renda é revestida para o projeto – e várias palestras sobre outros aspectos, como sua nova interface para ambientes móveis e a própria comemoração de aniversário do projeto, com direito a post no site do evento. A programação completa do que aconteceu pode ser vista aqui.

O evento foi muito legal, sinceramente foi um dos melhores eventos de software livre que já participei, bem organizado, com grande apoio e respeito aos participantes, palestrantes e comunidades. Poucos eventos de software livre dão, de fato, apoio àqueles que fazem o evento acontecer, que são as pessoas que desenvolvem software livre, que se doam para comunidades, que enfim, são as razões de existirem eventos nessa área. Ponto para o Latinoware!

Minha única reclamação é que o evento satélite do KDE aconteceu ao mesmo tempo que o de software livre educacional. 🙁 Acabei tendo que ficar com o KDE e perdendo o de educação, que muito me interessa. Mas enfim, apenas algo pontual.

dsc01167

No mais, reencontrar os amigos da comunidade, fazer novos, e tomar aquela cervejinha com eles é sempre recompensador. Também aproveitei e fiz uma visita à Ciudad del Este e fiz uma troca mais do que necessária de computador – finalmente posso utilizar wireless agora! E ver os efeitos gráficos do KDE, que já existem há anos! 😀

O próximo Latinoware já tem data definida – de 17 a 19 de outubro de 2012. Espero mais uma vez poder participar do evento.

Quem estiver interessado, aqui estão os slides que utilizei na minha palestra.

<Atualização>Comecei a utilizar um sistema para fazer embbed de apresentações, o Speaker Deck, que utiliza html5, permite download, seguir o palestrante, compartilhar, etc. Depois digam o que vocês acharam, feedbacks serão bem vindos. 🙂 </Atualização>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *