Prepare seu Eclipse para a academia! – Passo 1: Instalando e Programando em Java

Olá amig@s. Este texto se destina a dar início a uma série de outros artigos que visam ensinar o usuário, estudante ou futuro estudante de algum curso (academia/universidade ou curso técnico) com algum foco em programação, a preparar o IDE (Integrated Development Environment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado) Eclipse para as diferentes disciplinas relacionadas a metodologias, paradigmas e/ou linguagens de programação que serão ministradas no curso.

Nele, começaremos falando do programa em sí e como instalá-lo.

Vale também para o estudante e/ou profissional que não conhece esta ferramenta poder passar a ter algumas impressões da mesma, conhecendo sua principal característica: versatilidade.

O que é o Eclipse?

Eclipse é uma ferramenta de código-aberto utilizada para programação, bastante disseminada e flexível. Desenvolvida inicialmente pela IBM, tratavasse de um ambiente voltado a programação Java. Em seguida, a empresa liberou o programa para a comunidade; por conta disso, hoje esta IDE está altamente expansível e repleta de recursos desenvolvidos por diferentes participantes, na forma de plugins.

Dentre estes recursos, vale citar os que permitem a ferramenta ser uma interface bastante amigável para programação de outras linguagens, como C/C++, por exemplo. Também extensões que facilitam a própria programação de Java em sí, como é o caso do Visual Editor que possibilita ao programador “desenhar” a interface gráfica nesta linguagem.

Instalação do Eclipse

Você pode obter o Eclipse nos repositórios de sua distro. Mas não são todas que tem (pelo menos nos Debian e *Ubuntu você encontra). Caso contrário, entre aqui e faça o download. Lembrando que você deve ter o Java runtime environment (JRE) instalado.

Em seguida, procure pela pasta do Eclipse. No Kubuntu Gusty, ela se encontra em /usr/lib/eclipse. Nesta pasta, você verá as subpastas plugins e features. Estas pastas serão importantes para a instalação dos plugins da IDE.

Pronto! Simples? Com o Eclipse instalado, além do JRE, você já está com um bom ambiente para programar na linguagem Java. Vamos testar um “Hello World”?

Vá em File>>New>>Project

Selecione Java Project e pressione em Next.

Seleção de Projetos

Em seguida, você irá para a tela de seleção do Nome do Projeto e qual JRE você usará. Apenas digite o nome do Projeto e clique em Finish.

Tela seleção de Nome

Agora, com o Projeto já criado, vá na pasta da coluna da esquerda que tem o nome do projeto. Clique com o Botão Direito do mouse e escolha New>>Class.

Na tela de escolha do Nome da Classe, digite o nome que você quer dar à classe e precione Finish.

Tela Nome da Classe

Está quase terminando. Digite o código do Hello World no quadro de escrita de código:

public class ClassePrincipal {
public static void main(String args[]){

System.out.println(“Hello, World!!!”);
}
}

Salve (Ctrl + s) e clique com o Botão Direito do mouse sobre a janela do código. Escolha Run as>>Java Application. Se tudo tiver dado certo, a janela que mostra o Console abaixo exibirá a saída do programa, como abaixo.


Próximos Passos…

Nos próximos artigos, discorrerei sobre como preparar o Eclipse para programar na linguagem C, uma das principais linguagens do paradigma de Programação Estruturada e amplamente utilizada em sistemas operacionais, como no Linux.

8 comentários em “Prepare seu Eclipse para a academia! – Passo 1: Instalando e Programando em Java”

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Atualmente estou estudando Java, gostaria que nós próximos tutoriais se possível você programasse um tema sobre a instalação do VE, já tentei aqui e nunca consegui. atualmente estou treinando no Netbeans.

  2. opa,
    mto boa a iniciativa!!!
    faço redes de computadores
    e começamos a ver C agora…
    java ficara mas pra frente.
    estou aguardando ancioso pela 2a parte, para ja termos intimidade com o eclipse.
    []s

  3. Estou curioso para ver os seguintes artigos, especialmente (se tiver um, claro) o do VE.

    Tentei e tentei instala-lo na nova versão do Eclipse e não consegui.

    Tenha a impressão até que o pessoal abandonou o projeto, o que seria uma pena.

  4. Obrigado pelos comentários e pelas sugestões, amigos.

    * Erlon e Didi
    => Sobre o Visual Editor, escreverei sim um tutorial sobre sua instalação. Aparentemente ele tem problemas com a versão nova do Eclipse (a 3.3 – Europa). Mas fiquem de olho. Ainda irei escrever sobre Programação Estruturada, Lógica e Funcional…

    * Elton
    => Fique de olho que logo o blog trará a matéria sobre o uso da linguagem C (e C++) no Eclipse.

  5. Muito bom o artigo!
    Mas após instalar meu eclipse no Debian, percebi que ele ficou com um visual tipo GTK, mas seus screenshots têm mais cara de QT-KDE (cor do cinza, barras de rolagem, etc)… Como faço pra ficar assim?
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *