Filipe Saraiva's blog

Tecnologia, sociedade e política.

Convite para defesa da minha tese

with 6 comments

IMG_20151109_085736

Após 5 anos (mestrado + doutorado) de muito trabalho e altas confusões, é chegada a hora de colocar em prova tudo que pesquisei nesse tempo.

Minha tese é uma continuação direta da minha dissertação de mestrado e trata da utilização de sistemas multiagentes e diferentes técnicas de inteligência artificial para modelar e implementar funcionalidades para os smart grids, as redes elétricas inteligentes, no nível da distribuição de energia. A escolha pelo uso de sistemas multiagentes é baseada na conceituação dos smart grids como um grande sistema distribuído.

A maior parte das pesquisas presentes na tese já foram publicadas, como o método para minimização das perdas elétricas apresentado na conferência IJCNN, ou a técnica para classificação de cargas não-lineares, disponível no periódico Neurocomputing. Apesar desses exemplos, por enquanto ainda há material inédito no texto do trabalho.

A defesa será em sessão pública, como de costume, e quem quiser assistir é só aparecer. Preparei esse arquivo de calendário com maiores informações caso queira adicionar à sua agenda.

Após a defesa adicionarei os slides da apresentação nesse post. Quanto ao texto em si, disponibilizarei o link da versão final apenas quando a mesma for publicada no Repositório Digital de Teses e Dissertações da USP.

Desejem-me sorte! 😀

[Update 27 de novembro de 2015] Foi tudo bem com a defesa, deu tudo certo! \o/

A banca foi excelente. Formada por grandes especialistas em suas respectivas áreas, os professores realizaram críticas e sugestões muito pertinentes, que com certeza incrementará a qualidade da versão final da tese.

Da esquerda para a direita: Walmir Freitas (FEEC – UNICAMP), Denis Coury (EESC – USP), Eduardo Asada (orientador; EESC – USP), eu, Jaime Sichman (POLI – USP) e Nelson Kagan (POLI – USP)

E segue abaixo a apresentação utilizada.

Written by Filipe Saraiva

November 17th, 2015 at 2:35 pm

6 Responses to “Convite para defesa da minha tese”

  1. C Diego says:

    Dale!! Vivas e muitas conexões sintetizadas em alegria!!!

  2. marcello says:

    aêeeee rapz quem diria, o camarada felipe agora é doutor felipe, heeeheheheh, parabens cara , so falta tu me pagar aquela cerveja que tu tá me devendo desde 2008, hehehehe

Leave a Reply