Pular para o conteúdo

Akademy-BR: Alterando os rótulos das coordenadas no KmPlot

Entre os dias 9 e 11 de abril estive em Praia do Forte, Bahia, participando do Akademy-BR, um encontro entre os desenvolvedores, entusiastas e demais membros da comunidade brasileira do KDE.
Em meu último post, comentei que meu principal objetivo era mexer no kdeedu, em especial no Rocs, Kalgebra e KmPlot. Destes, me voltei principalmente para o último, pois tive um pequena necessidade com ele semanas atrás.

Em uma disciplina na USP, precisei plotar um gráfico bi-dimensional para resolução gráfica de problemas de programação linear. Nada demais, daria para tê-lo feito muito bem no gnuplot, por exemplo. Mas utilizei o KmPlot para conhecer melhor as ferramentas de educação do KDE.

Percebi então que o software, infelizmente, não tinha uma opção para alterar os rótulos das coordenadas. Me perguntei: “pôxa, um software educativo desse deveria ter essa opção”. Me veio a mente logo um aluno do ensino fundamental ou médio, querendo utilizar o software e plotando todos os seus gráficos com as coordenadas rotuladas em “X” e “Y”.

Diagrama Convencional do KmPlot

Também me lembrei das aulas de física e daqueles gráficos tipo “Velocidade” em função do “Tempo”. Um professor de física não conseguiria fazer uso eficiente do KmPlot nesse exemplo. Lembrei-me de mim estudando física na escola, e imaginei que me sentiria frustrado tentando utilizar o KmPlot sempre com gráficos “X” e “Y”. Então, tomando para mim a missão de reverter este fato, cai em campo para implementar esta funcionalidade.

Configuração do Diagrama

Esta é a janela original de Configuração, na aba Diagrama. Perceba que há várias opções como mostrar grade, largura do eixo, da linha, mostrar rótulos e mais. Como essa janela configura diretamente o diagrama, adicionaremos aqui a funcionalidade de alteração dos rótulos.

Configuração do Diagrama com Alteração de Rótulos

E ela ficou assim. Colocamos um groupBox “Label Axis” e nele as opções “Label to Horizontal Axis” e “Label to Vertical Axis“. Nos lineEdit’s ao lado, o usuário pode inserir o caractere ou palavra que achar mais conveniente, inclusive com acentos e caracteres especiais.

No nosso singelo exemplo, já coloquei Velocity (Velocidade) e Time (Tempo) para satisfazer nossos amigos e amigas físicos. Além, claro, de nos trazer as boas lembranças de nossas aulas no colegial.

Diagrama com Rótulos modificados

Voilà! Temos agora o gráfico da Velocidade em função do Tempo. Interessante também notar que a alteração afeta apenas os rótulos mesmo: a edição da fórmula continua usando “X” e “Y” normalmente.

Janela de Sistemas de Coordenadas seguindo novo padrão

Também fiz algumas correções para seguir o padrão que essa nova funcionalidade impõe. No caso, a janela de Sistemas de Coordenadas teve os títulos de seus groupBox’s alterados para referenciarem os eixos “Horizontal Axis” e “Vertical Axis“, ao contrário de “X” e “Y” como era anteriormente.

Então pessoal, essa foi minha contribuição de código ao KDE realizada durante o Akademy-BR. Espero que seja a primeira de muitas! O próximo passo é criar o patch e enviar aos autores e mantenedores do KmPlot. Tomara que eles apreciem este trabalho tanto quanto eu gostei de tê-lo feito.


Não poderia terminar este post sem um gráfico da
Velocidade em função do Tempo

E logo mais, o post sobre minhas impressões do Akademy-BR.

Inté!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *