Em uma disciplina na USP, precisei plotar um gráfico bi-dimensional para resolução gráfica de problemas de programação linear. Nada demais, daria para tê-lo feito muito bem no gnuplot, por exemplo. Mas utilizei o KmPlot para conhecer melhor as ferramentas de educação do KDE.
Percebi então que o software, infelizmente, não tinha uma opção para alterar os rótulos das coordenadas. Me perguntei: “pôxa, um software educativo desse deveria ter essa opção”. Me veio a mente logo um aluno do ensino fundamental ou médio, querendo utilizar o software e plotando todos os seus gráficos com as coordenadas rotuladas em “X” e “Y”.
Também me lembrei das aulas de física e daqueles gráficos tipo “Velocidade” em função do “Tempo”. Um professor de física não conseguiria fazer uso eficiente do KmPlot nesse exemplo. Lembrei-me de mim estudando física na escola, e imaginei que me sentiria frustrado tentando utilizar o KmPlot sempre com gráficos “X” e “Y”. Então, tomando para mim a missão de reverter este fato, cai em campo para implementar esta funcionalidade.
Esta é a janela original de Configuração, na aba Diagrama. Perceba que há várias opções como mostrar grade, largura do eixo, da linha, mostrar rótulos e mais. Como essa janela configura diretamente o diagrama, adicionaremos aqui a funcionalidade de alteração dos rótulos.
E ela ficou assim. Colocamos um groupBox “Label Axis” e nele as opções “Label to Horizontal Axis” e “Label to Vertical Axis“. Nos lineEdit’s ao lado, o usuário pode inserir o caractere ou palavra que achar mais conveniente, inclusive com acentos e caracteres especiais.
No nosso singelo exemplo, já coloquei Velocity (Velocidade) e Time (Tempo) para satisfazer nossos amigos e amigas físicos. Além, claro, de nos trazer as boas lembranças de nossas aulas no colegial.
Então pessoal, essa foi minha contribuição de código ao KDE realizada durante o Akademy-BR. Espero que seja a primeira de muitas! O próximo passo é criar o patch e enviar aos autores e mantenedores do KmPlot. Tomara que eles apreciem este trabalho tanto quanto eu gostei de tê-lo feito.
E logo mais, o post sobre minhas impressões do Akademy-BR.
Inté!!!