Filipe Saraiva's blog

Tecnologia, sociedade e política.

Open Access na área de Inteligência Artificial

with 3 comments

O movimento pelo acesso aberto à produção científica (também conhecido como Open Access, Ciência Aberta, e outros nomes) já não é novidade há uns bons anos. Desde seu surgimento já tivemos diversos manifestos, lançamentos de revistas específicas que adotam essa política, algumas editoras permitindo a publicação de artigos nesses moldes em revistas convencionais, debates sobre formatos, tentativas de implementação de políticas públicas sobre o tema, sociedades científicas disponibilizando os anais de suas conferências para o público em geral, e mais.

Recentemente a Sociedade Brasileira de Automática (SBA) tornou público os artigos apresentados das edições de 2001 à 2011 do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), importante fórum de pesquisadores da área de automação, inteligência artificial, otimização, robótica, e afins.

Aproveitando esse episódio resolvi começar uma lista, ainda que incompleta, com conferências e revistas de acesso aberto da área de inteligência artificial e suas sub-áreas. O que me chamou atenção é que há um número até razoável de conferências e revistas desse tipo com alto impacto na comunidade de pesquisadores quando levamos em conta o índice Qualis para ciência da computação (extratos A1-A2-B1), que também atribui notas para conferências. Utilizei o índice definido na Avaliação Trienal 2010, pois o índice para conferências da Avaliação Trienal 2013 ainda não foi publicado.

Isso foi uma constatação positiva pois uma das críticas que o Open Access recebe é o baixo impacto de publicações desse tipo quando comparadas à publicações fechadas, já estabelecidas há mais tempo.

Vamos à lista, e se você tiver alguma contribuição favor colocar nos comentários que irei atualizá-la aos poucos:

Revistas

Conferências

Aproveitando o tema gostaria de parabenizar a Association for the Advancement of Artificial Intelligence (AAAI), ex-American Association for Artificial Intelligence, por disponibilizar os anais de todas as suas conferências e ainda apoiar o Journal of Artificial Intelligence Research e o International Joint Conference on Artificial Intelligence. Você pode visitar a biblioteca digital da AAAI e baixar os artigos das revistas, conferências, e relatórios técnicos, ficando exclusivo para sócios apenas os artigos da revista não-científica AI Magazine. Gostei bastante dessa política da entidade e, como a defesa do acesso aberto é um tema caro para mim, pretendo associar-me à AAAI assim que possível.

E você de outra área, já teve curiosidade em buscar por revistas e conferências de acesso aberto em seu campo?

* Importante dizer, a revista Artificial Intelligence, publicada pela Elsevier, não é de acesso aberto. Entretanto, você pode criar um cadastro gratuito na IJCAI e ter acesso ao conteúdo da revista – o que não garante que estes artigos estarão disponíveis sempre.

3 Responses to “Open Access na área de Inteligência Artificial”

  1. E aí, Filipe!

    No ano de 2012, publiquei um artigo na revista International Journal Of Computer Applications – IJCA (http://www.ijcaonline.org/archives/volume52/number12/8256-1786). O impact factor em 2012 era 0.821.
    O meu caso é que deixei de publicar em uma conferência ou periódico com Qualis para publicar em um sem Qualis, objetivando ajudar a crescer o movimento Open Access.

    Esse jornal é indexado por EBSCO, Google Scholar, Informatics, ProQuest CSA Technology Research Database, NASA ADS (Harvard Univ.), CiteSeer, UlrichWeb, ScientificCommons (Univ. of St Gallens), University of Karlsruhe, Germany, PennState University.

    Apesar de não ser, necessariamente, na área direta de IA, esse periódico envolve várias temas na área de aplicações computacionais e contém um acervo de artigos com qualidade excelente em sua base de dados. O que, levando em consideração ao que muitos indagam, eleva o potencial de evolução da pesquisa aberta.

    Um artigo interessante que queria deixar por aqui é sobre um modelo proposto para o cálculo da qualidade de artigos, autores e jornais. http://www.ijcaonline.org/archives/volume9/number3/1369-1844

    Grande abraço!

Leave a Reply