Algumas novidades do Mageia 4

E o Mageia chega ao seu quarto release estável!

Entre as novidades temos o MageiaWelcome – um aplicativo que executa na inicialização da distro e dá dicas sobre instalação de pacotes adicionais e canais de suporte do Mageia; a disponibilização dos ambientes gráficos Mate e Cinnamon; o port das ferramentas drak para GTK+ 3; a possibilidade de criar pen drives bootáveis através de uma nova ferramenta chamada isodumper; bash-completion instalado por default; a adoção do novo esquema de nomes para interfaces de rede; e mais.

Também temos versões mais modernas de softwares como KDE (4.11.4), GNOME (3.10.2.1), LXDE, XFCE (4.10), Razor-QT, Libre Office (4.1.3.2), RPM (4.11.1), systemd 208, e outros. O GRUB ainda é usado por padrão, mas o GRUB 2 está disponível também. O kernel entregue é o 3.12.8.

Além das novidades listadas temos a atualização de diversos pacotes e a disponibilização de novos. Você pode ver neste quadro uma comparação entre os pacotes do Mageia 3 e Mageia 4.

Especificamente pro pessoal do Python, essa versão do Mageia adicionou o suporte a PythonByteCompiling.

E sobre os pacotes que mantenho na distro, tenho algumas novidades: o pacote abntex2 foi incluído no texlive; os pacotes swi-prolog agora seguem a convenção de nomes de pacotes crossdistro do projeto; disponibilizei 3 lançadores full-screen para o KDE (a saber: plasma-applet-homerun, plasma-applet-simplewelcome e plasma-applet-takeoff); o tema Caledonia, surgido no Chakra Linux, agora pode ser instalado no Mageia (plasma-desktoptheme-caledonia e plasma-desktoptheme-caledonia-wallpapers); temos um cliente para pump.io chamado Dianara; um aplicativo para conversas privativas, Retroshare; um aplicativo para escrita de textos voltado a escritores, Plume-Creator; e mais. Ao todo estou mantendo 13 pacotes, um acréscimo interessante comparado aos 2 disponibilizados no Mageia 3.

Qualquer dúvida ou necessidade de suporte em português, procure a comunidade Mageia do Brasil e ajude o Mageia a ser cada vez melhor.

Leia mais detalhes sobre esse lançamento, bem como instalação e atualização via Mageia 3, na nota oficial traduzida.

2 thoughts on “Algumas novidades do Mageia 4

  1. Filipe Saraiva,

    Muito bom o seu relato sobre as novidades da Mageia 4.

    Só tenho a comemorar pela sua contribuição ao KDE e a Mageia, que é a distro e o ambiente gráfico que eu uso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *