Filipe Saraiva's blog

Tecnologia, sociedade e política.

Lançado o KDE 4.11

with 2 comments

Foi lançado há alguns dias o KDE 4.11, apresentando uma série de novidades.

Na área de trabalho (Plasma) temos mais elementos portados para QtQuick, novas funcionalidades para o monitor de bateria, kmix, e área de notificações, além da adoção por padrão do KScreen. O kwin recebeu mais efeitos, foi portado para tecnologias OpenGL mais modernas, e a partir desta versão trás suporte experimental ao Wayland.

Nas aplicações destacam-se melhorias e adições de novas funcionalidades no Kontact, KMail, Blogilo, Okular e outros, adição de plugins para desenvolvimento em python no Kate, suporte a WebP no Kolourpaint, suporte a Ogg Opus no Juk, e mais.

Na plataforma KDE, melhorias e correções de bugs na kdelibs e grandes otimizações no Nepomuk, que agora indexa os arquivos numa velocidade 6 vezes mais rápida que em sua versão anterior, além de conseguir indexar aqruivos ODF e DOCX.

A partir desta versão, a área de trabalho entrará em freeze e só receberá correções de bugs e pequenas melhorias. Os desenvolvedores dessa parte do KDE estarão focados no chamado Plasma 2, que usará o KDE Frameworks 5. O desenvolvimento de novas funcionalidades se dará neste projeto.

Leia mais detalhes sobre o KDE 4.11 no link com as notas de lançamento em português -> http://kde.org/announcements/4.11/index.php?site_locale=pt

Written by Filipe Saraiva

agosto 18th, 2013 at 4:07 am

2 Responses to “Lançado o KDE 4.11”

  1. Daniel disse:

    Após atualização, ele não reconhece mais nenhum dispositivo: Partições do HD, Pendrive, DVD…
    Quando mando montar manualmente ele faz, mas ao plugar, não mostra no Widget de “Notificação de Dispositivos” do Plasma, nem no Dolphin/Konqueror.
    Bug ocorreu tanto no Kubuntu 13.04 quanto no Mint 15.
    De resto, está muito rápido.

  2. Oi Daniel. Isso é estranho, já viu se outros usuários do Kubuntu ou Mint tiveram esse mesmo problema?

Leave a Reply