Pular para o conteúdo

Eu sou um Mago!

Bem, na verdade é só uma expressão. =D

Dia 27 de maio de 2013 me tornei oficialmente um empacotador no Mageia, distro Linux baseada no Mandriva. A data marca a criação de uma conta com acesso ao repositório dos pacotes e ao build system da distro para mim.

Comecei a contribuir com o Mageia desde os primeiros dias do projeto, traduzindo o manifesto para português. Desde então ajudei em fóruns, IRC, listas de discussão, consegui mirrors de alta disponibilidade no Brasil, divulguei matérias nos portais de notícia de software livre no país, e fiz mais trabalhos de promoção. Entretanto, eu queria disponibilizar software pro Mageia, pois esse é um trabalho bastante técnico que sempre tem demanda e nem todos podem contribuir.

Para me tornar empacotador tive que participar de um programa de tutoria onde fui orientado pelo amigo português José Jorge, ou zezinho para os íntimos. Aprendi muito com ele sobre a arte de criar pacotes RPM. Obrigado zezinho!

Apesar de só ter conseguido a conta agora, os pacotes que fiz já estão disponíveis no Mageia 3, lançado há poucos dias. Estou empacotando o SWI-Prolog e o abnTeX2, e pretendo continuar a manter mais softwares de cunho científico e algumas coisinhas do KDE, como temas e plasma applets. E bem, talvez algumas coisas que gosto/uso, como o jogo Cave Story, e o gerenciador de backups WBFS, Wiithon.

Fica então meu relato e uma espécie de convite: se você tem proximidade com a área técnica de desenvolvimento de software, considere seriamente a possibilidade de contribuir para alguma comunidade de software livre nessa área. Assim você auxilia diretamente na qualidade e melhoria do produto, trabalhando em uma área bastante crítica e específica, onde nem todos podem contribuir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *