Pular para o conteúdo

Campanha “Não, obrigado. Eu uso Linux.”

Alguns blogs das comunidades de software livre deram início a uma campanha de arrecadação de doações financeiras para projetos e distribuições. O mote da campanha é o recente lançamento do Windows 8, cuja licença custa por volta de 80 dólares. A inciativa convida usuários de Linux e software livre em geral a fazer uma doação no mesmo valor da licença do sistema operacional da Microsoft para projetos e comunidades de sua preferência.

Tudo começou no fórum da distribuição CrunchBang Linux. O usuário merelyjim escreveu um texto falando da importância que o software livre tem para sua vida, e como ele é apaixonado pela comunidade e pelos programas que ela constrói. Em seguida ele comentou que, ao invés de comprar uma licença Windows 8, ele fará uma doação no mesmo valor para a comunidade ou projeto pela qual ele mais tem gratidão.

Segue o texto do merelyjim em português:

Em 26 de outubro, o Windows 8 chega às prateleiras das lojas.

Eu já disse antes que em comparação ao Vista, o Windows 8 “não é completamente ruim”.

Eu posso até tolerar isso. Sou eu quem vai gastar $ 79,99(US) por uma cópia ? Não. Não obrigado. Veja , eu uso Linux…

É difícil expressar o quanto o Linux fez por mim, Eu aprendi mais com o Linux do que com qualquer Windows. Eu faço parte de comunidades dinâmicas que estão engajadas com argumentos apaixonados, discussões inteligentes e com ‘brigas’ malucas. É como uma família, você fica maluco (hum… esse sou eu) com a diversão. Ao invés de me permitir cair na “tentativa e erro” sozinho, há aqueles que me empurram pelo caminho certo, mesmo quando eu me recuso a aceitar isso. Eu tenho um eterno agradecimento para aqueles que compartilham o seu tempo e experiências comigo, mesmo que nunca tenham me visto na vida real.

Então, em 26 de outubro de 2012, em vez de dar a Microsoft $ 79,99 dólares, para a atualização do Windows 8, eu vou doar o mesmo valor para a minha distribuição Linux favorita.

Convido você a se juntar a mim e fazer o mesmo.

Não importa se é uma distro ou não; todos somos uma família. Se você preferir, doe para um projeto open source.. Desde de que você doe alguma coisa, vamos fazer alguma coisa, seja pelo Paypal, Amazon ou Flattr faça alguma coisa nesse dia. Se você não puder doar ao menos espalhe esse texto.

Eu quero que a comunidade linux mostre para Apple, Google, Microsoft e Oracle que nós nos importamos uns com os outros, e que nós somos muito mais do que eles pensam. Se você contribuir, eu espero que você mande um e-mail ou twitte para o fabricante da sua máquina, para que eles saibam que você está usando um Kernel Linux na sua máquina.

Obrigado por ter gasto seu tempo lendo isso, e obrigado pela sua ajuda.

-merelyjim

Então, pense na possibilidade de aderir a campanha e fazer uma doação para sua distro/projeto de software livre/fundação favorita dentro desse grande “cosmo” que chamamos “comunidade”. As doações financeiras possibilitam que sejam organizados sprints de desenvolvedores, reuniões dos grupos de promoção, confecção de material de divulgação, pagar os servidores onde ficam hospedados os sites dos projetos e muito mais.

Praticamente todas as comunidades de software livre dispõem de mecanismos simples para arrecadação de doações. Das que participo, tanto o KDE quanto o Mageia tem páginas específicas para isso.

Então, a exemplo do merelyjim, considere fazer essa doação e ajude a fortalecer os grupos que desenvolvem os softwares que tanto amamos a continuarem com esse trabalho magnífico!

Fonte: Anderson Unsonst na lista do KDE Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *