Pular para o conteúdo

Projeto Robotic Open Platform

Somado ao projeto ROS (Robot Operating System), que já conta com alguns anos de estrada e uma comunidade de pesquisadores e desenvolvedores bastante atuante, foi iniciado recentemente pela universidade holandesa Technische Universiteit Eindhoven (TU/e) o projeto Robotic Open Platform.

O objetivo do Robotic Open Platform é disponibilizar por completo uma plataforma para produção e pesquisa em robôs, nos moldes das práticas das comunidades de software livre. Para tanto, os participantes do projeto liberam design e CAD de peças e robôs, esquemas elétricos, e toda documentação necessária para construção do autômato, sob uma licença de open hardware, como a licença CERN.

Os proponentes do projeto esperam que, com o tempo, a comunidade disponha de esquemas para peças robótico-mecânicas de vários tipos e para várias finalidades, onde o pesquisador poderá selecionar aquelas que lhe interessam e acoplá-las ao robô que siga os padrões da plataforma – e claro, poderá também melhorá-las ou mesmo fazer novas peças baseadas nas anteriores e liberá-las para a comunidade.

Quanto ao software, o Robotic Open Platform não tenta reinventar a roda e sugere o uso de ROS como sistema operacional – o que já garante um bom avanço na área e une esforços com uma comunidade já forte.

Com o lançamento do projeto também já foram liberados os primeiros robôs da iniciativa, como o Amigo, que está sendo desenvolvido para auxiliar no cuidado de pessoas hospitalizadas.

Amigo

Então, de certa forma você já pode construir seu próprio amigo! 😀

Vamos acompanhar o que o futuro reserva para o Robotic Open Platform, mas de minha parte já estou ansioso pelo que esse tipo de projeto poderá render. E se você é pesquisador na área de robótica e gostaria de contribuir, saiba mais informações no site do projeto.

1 comentário em “Projeto Robotic Open Platform”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *