Pular para o conteúdo

O governo precisa fazer uso de redes sociais abertas

As redes sociais do gov.br, lá no rodapé da página

Afastado não apenas do Twitter mas das notícias sobre aquela rede, apenas recentemente descobri que os perfis por lá não são mais públicos. Todos os posts de todos os perfis agora estão inacessíveis para quem não tem uma conta na rede social.

Além de óbvios problemas como a perda de tanto conteúdo publicado e disponibilizado por lá, perdemos também o acesso a informações importantes que órgãos públicos compartilham no Twitter.

Sinceramente, o fato do governo e seus diferentes órgãos utilizarem estas redes já é ruim pois elas se valorizam a partir dos conteúdos por lá publicados. Mas é entendível que o governo esteja nelas, dado que há uma boa parcela da população frequentando-as e divulgar as ações dos órgãos para o maior número possível de expectadores é importante.

Mas quando não há alternativas de obtenção dessas informações por cidadãos que não frequentam estas redes, cria-se um problema. É uma situação em que a pessoa precisa se cadastrar em uma rede proprietária, entregar seus dados a elas, para conseguir acesso a informações do governo. Difícil.

O governo deveria disponibilizar formas alternativas de acesso a estes conteúdos. Se não uma rede social federada, como o Mastodon, ao menos alguma rede social aberta – que disponibilize seu conteúdo de forma pública na web. Ou ao menos uma simples página de microtextos, com um feed RSS talvez.

E vejam que não seria a coisa mais complexa do mundo. Há governos que já adotaram uma política de ter uma instância própria do Mastodon. Ter um perfil lá para replicar os posts feitos para o Twitter não seria problema.

E por favor, o governo tem conta até no kwai. Fala sério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *