Pular para o conteúdo

Mestrado em Ciência da Computação 2024.1 na UFPA: Otimização e Aprendizado de Máquina

E iniciamos 2024 com mais um processo seletivo para o Mestrado em Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPA, campus Belém.

Nesse processo disponibilizo 2 vagas na área de inteligência computacional, que é basicamente um outro nome para inteligência artificial.

As pesquisas que oriento atualmente tem muita relação com modelagem de problemas de otimização e a aplicação de métodos metaheurísticos para resolução, além de aprendizado de máquina aplicado. No geral o domínio/área de aplicação do problema fica por conta do aluno. Para exemplo, nas últimas orientações tivemos trabalhos em logística, sistemas elétricos, processamento de linguagem natural, e outros, utilizando algoritmos genéticos, GRASP, sistemas fuzzy, aprendizado por reforço, e algoritmos de matching textual. Uma olhada nas minhas últimas publicações pode ajudar a ter uma ideia dessas pesquisas realizadas.

Particularmente gostaria de seguir com o aprofundamento das pesquisas sobre um operador de cruzamento que criamos para os algoritmos genéticos. Temos que testar o desempenho dele em diferentes problemas da literatura, para além do domínio da logística onde ele foi originalmente empregado.

Quaisquer dúvidas, os candidatos e candidatas podem me enviar e-mail em sarava at ufpa.br. O prazo para inscrições do boleto vai até dia 26/01, e as inscrições no sistema até 31/01.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *