Pular para o conteúdo

Ciclo de Entrevistas sobre as Pesquisas no PPGCC da UFPA – Inteligência Computacional

A Faculdade de Computação e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPA estão desenvolvendo um projeto que pretende atingir dois objetivos: o primeiro, fazer uma melhor divulgação para o público externo à universidade do que produzimos em nossas pesquisas; o segundo, uma melhor divulgação INTERNA da mesma coisa – o que desenvolvemos em nossas pesquisas.

Sim, INTERNA – não bastasse de fato a comunicação deficitária e pulverizada do que fazemos para os nossos próprios alunos, a pandemia só veio a piorar esse quadro. Após mais de um ano sem contato próximo com as turmas, com aulas completamente à distância e sem maiores interações extra-classe, os alunos em geral estão perdidos sobre as possibilidades de temas para TCCs e pesquisas que eles podem realizar conosco.

Dessa forma as duas subunidades estão entrevistando todos os professores para que falem um pouco sobre os temas que trabalham, o histórico de pesquisa, o que vem sendo feito e, mais interessante, o que pode vir a ser feito. As entrevistas ocorrem no canal do YouTube Computação UFPA e depois são retrabalhadas para aparecerem no FacompCast.

Feitas as devidas introduções, nesta terça dia 22/06 às 11h eu e o amigo prof. Jefferson Morais iremos falar um pouco sobre as pesquisas em Inteligência Computacional (ou seria Artificial?) desenvolvidas por nós. Será um bom apanhado sobre os trabalhos em 4 áreas que atuamos – aprendizado de máquina, metaheurísticas, sistemas fuzzy e sistemas multiagentes -, expondo projetos atuais e novos para os interessados.

Nos vemos portanto logo mais na sala da entrevista.

UPDATE:

A gravação já está disponível, segue abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *