Pular para o conteúdo

De mala e Kuia pro Akademy-BR!

Amanhã estou abandonando minha vida de mestrando-retirante por alguns bons dias. Estou “de mala e cuia” para o Akademy-BR, encontro da comunidade de desenvolvedores e entusiastas do KDE em terra brasilis.
KDE 4.4.2

Minha história e relação com o KDE se confunde com minha experiência em GNU/Linux. Conheci esse sistema operacional e suas ferramentas apenas em 2005, na universidade – o que não é de se espantar se você souber que só tive meu primeiro computador em 2006.

Naquele momento, a UFPI tinha um grupo de pesquisa que trabalhava em uma distribuição própria para a realidade da universidade, através de uma customização do Debian. O bixim, de carinhoso nome Kuia Linux, baseado numa lenda piauiense de um personagem conhecido como Cabeça-de-Cuia, me fez tomar gosto por aquele ambiente desktop que ele trazia.

Achava-o muito bonito e agradável… mal percebia eu que, na verdade, achava o KDE bonito e agradável, e não necessariamente o GNU/Linux! Com o tempo, a paixão tornou-se amor e hoje uso, necessariamente, apenas software livre; em especial o GNU/Linux e o KDE.

Sempre quis contribuir com código para o KDE, mas nunca me achei preparado suficientemente. E também, no inicio, achava tudo muito confuso. Mas com o passar do tempo, estou dando um enfoque para em que eu poderia contribuir neste projeto.

Vejo nos aplicativos do kdeedu uma beleza e graça interessantes. Softwares voltados para o ensino – isso me interessa bastante agora, ainda mais quando estou na corrida para me tornar professor.

Nesse Akademy-BR, tentarei me focar no grupo do Rocs, software para ensino de teoria dos grafos, obra primeira do brasileiro Tomaz Canabrava.

Rocs

Ainda nesse grupo, tentarei também conversar sobre outros softwares, em especial o KmPlot e o KAlgebra.

KmPlot

Tenho também algumas ideias de projetos, que espero poder compartilhar com o pessoal.

Além do kdeedu, irei participar das discurssões do Promo, grupo de promoção do KDE no Brasil. Acredito que aqui também poderei contribuir bastante, visto minha relação com grupos proeminentemente de divulgação de software livre no país, em especial a APISOL, PSL-PI, a Revista Espírito Livre e os PSL’s do Nordeste.

Então é isso galera; fiquem ligados que tentarei escrever sobre o que rola no evento, tanto aqui quanto pelo identi.ca e no twitter; e na Revista Espírito Livre desse mês, teremos uma matéria sobre o que rolou nas praias da Bahia!

Salutos livres!

1 comentário em “De mala e Kuia pro Akademy-BR!”

  1. ola Liberdade!! gostei muito da autenticidade do seu blog…parabéns!
    esse tipo de blog que quero para fazer parceria, sem aquela ideia de ter que te favorecer 100000,000 de visitas por dia rsrs.. estou aqui afim de uma troca de banner, coloquei o seu no meu blog ja alguns meses, se estiver afim de fazer parceria aguardo resposta vlw abç
    ( kilomboregional.blogspot.com )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *