Pular para o conteúdo

Instalando o modem Agere v92 em seu GNU/Linux!

Olá a tod@s,

Já faz tempo que não escrevo um poste sobre tutoriais, então já tava na hora de colocar um poraqui. Afinal, não é só de Política que vive este blog.

No entanto, devo confessar que este tutorial é especial. Meu modem Agere v92, que não tinha suporte para GNU/Linux, agora tem e está funcionando que é uma beleza! Lembro que tive que comprar outro softmodem ruim, o Sm56, mas que ao menos consegui instalar.

Este post é baseado no tutorial do Rafael Martins, que instalou o modem em um Arch Linux. Neste post, instalei-o no Kubuntu, das versões 7.10 até a 8.10. Acredito que o procedimento é o mesmo para variadas outras distribuições do GNU/Linux, visto que estou utilizando o código-fonte do driver, e não um pacote pré-compilado para alguma distribuição.

Vale lembrar que é necessário você ter instalado em seu computador as ferramentas necessárias para uma compilação e instalação: gcc, make, etc. Caso tenha dúvidas nessa parte, procure informações sobre compilação de pacotes no GNU/Linux.

Primeiramente, vamos baixar este pacote. Ele contém o código-fonte e demais componentes do driver. Em seguida, vamos descompactar (pelo mouse mesmo) e entrar na pasta. Abra o terminal e entre na pasta descompactada, (agrsm) através do:

cd CaminhoDaPasta

Agora, digite os comandos:
make

E, como root:
make install

Para testar, carregue os módulos (também como root):
modprobe agrmodem
modprobe agrserial

Para testar, digite:
ls -l /dev/ttyA*



Se estiver tudo ok, seu modem irá aparecer.

Agora, ainda como root, iremos criar alguns links necessários para acessar o modem:
ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR
ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/modem

Feito isso, falta testar a conexão. Abra o discador (no meu caso, kppp), e vá em Configurar -> Modem -> Nova. Na janela que se abrir, dê um nome para o modem, vá na aba Modem novamente e clique em Perguntar ao Modem. Agora é só torçer!

Se deu tudo certo até aqui, nos falta apenas criar um script para gerar os links simbólicos ao modem toda vez que algum usuário iniciar a sessão. Então, crie um arquivo texto iniciarModem.sh. Coloque as seguintes linhas:
#!bin/sh
ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR
ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/modem

E dê permissão de execução, assim:
chmod +x iniciarModem.sh

Envie, como root, o arquivo para a pasta /etc/init.d. Atenção, essa é uma parte do tutorial que pode diferir para cada distribuição. A pasta que especifiquei acima é responsável por armazenar os scripts que inicializarão automaticamente a cada sessão do GNU/Linux. Essa pasta pode mudar em algumas distribuições mas, em geral, distribuições Debian-like utilizam essa mesma. Procure maiores infrmações sobre a pasta que sua distribuição utiliza.O comando, que deve ser executado como root, é:
mv iniciarModem.sh /etc/init.d/

Finalmente, falta apenas o comando para atualizar o script que contém os links para inicializar os demais scripts após o boot. Novamente, como root:
update-rc.d iniciarModem.sh defaults

Agora, reinicie seu computador e verifique se funcionou tudo bem. Qualquer dúvida ou manifestação, utilize os comentários.

1 comentário em “Instalando o modem Agere v92 em seu GNU/Linux!”

  1. FINALMENTE!

    Estou procurando um tutorial desse há um tempão, e por tempão digo mais de 1 ano, e esse caiu do céu!

    Muito bom!
    Vou testar assim que possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *