Pular para o conteúdo

7ª Oficina para a Inclusão Digital

Já estão abertas as inscrições para a 7ª Oficina para Inclusão Digital, que pela primeira vez será realizada na Região Norte do país. O evento ocorrerá na cidade de Belém do Pará, de 4 a 7 de novembro, e vai debater os desafios da inclusão digital na Amazônia, a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável, entre outros temas.

As inscrições para o maior evento de maior abrangência nacional nessa temática podem ser feitas gratuitamente pelo portal http://oficina.inclusaodigital.gov.br.
Segundo o secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, a inclusão digital na Amazônia enfrenta duas grandes dificuldades devido às características territoriais da Região: a ausência de energia elétrica nas áreas rurais dos municípios, onde vive a maioria da população, e as dificuldades para conectar a população à internet.
Ele disse que há vários telecentros na Região Amazônica que funcionam à base de painéis solares e que a grande limitação não é o número de computadores, mas de placas de energia solar necessárias para ligá-los. Na sua opinião, também há pouca oferta de redes de fibras óticas e de cabeamento para acesso à banda larga.
Assumpção considera, ainda, que a rede de telefonia não cobre toda a demanda para o acesso discado à internet. “Ou você se limita ao acesso discado ou não tem outra opção a não ser via satélite”, salientou. “Isso aumenta o custo e limita a banda disponível.”
A 7ª Oficina para Inclusão Digital é uma realização da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Governo do Pará. O evento é um espaço de discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs).
O objetivo é aproximar pessoas que trabalham diretamente na implementação, formação e nas áreas técnicas dos grandes temas da atualidade em torno da inclusão digital.
A oficina é voltada a gestores e administradores públicos e privados envolvidos com inclusão digital, atendimento ao cidadão e que atuam na área de tecnologia da informação; coordenadores e monitores telecentros e outras iniciativas de inclusão digital; autoridades e legisladores; representantes da sociedade civil (ONGs, entidades e associações); professores da rede pública de ensino; estudantes, acadêmicos e especialistas; e interessados no tema.

Da programação desse ano constam painéis, debates, oficinas práticas, apresentação de casos de sucesso, além de oficinas paralelas entre equipes dos programas e projetos de inclusão digital presentes. A sociedade civil também vai consolidar um documento com propostas para a política pública de inclusão digital do país.

Os principais temas que estarão em debate são: inclusão digital na Amazônia; conectividade em banda larga; inclusão digital e meio ambiente; ampliação do papel dos telecentros e redes comunitárias; formação para uso das Tecnologias da Informação no desenvolvimento local; e os papéis do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil na inclusão digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *