Pular para o conteúdo

ROSCon 2012

ROS (Robot Operating System) é um framework para desenvolvimento de sistemas robóticos que começou a ser desenvolvido pelo prestigiado Stanford Artificial Intelligence Laboratory e em seguida pela Willow Garage.  ROS provê vários pacotes de software para funcionalidades típicas da área, como localização espacial, mapeamento, controle de atuadores e sensores, etc. O framework é baseado em Unix e seus pacotes podem ser aplicados em sistemas operacionais da família, como Linux e OSX. ROS é software livre, distribuído sobre a licença permissiva BSD.

A comunidade em torno do ROS é bastante dinâmica, com muita pesquisa, desenvolvimento de vários pacotes e aplicações as mais distintas possíveis. Abaixo tem dois vídeos com exemplos de robôs que usam ROS: um carro autônomo e um quadcóptero que performa impressionantes manobras:

Marvin – carro autônomo

Quadcóptero

Em 2011, ROS completa 4 anos de desenvolvimento. A comemoração será realizada em maio de 2012, durante a primeira ROSCon – ROS Conference, que acontecerá durante o IEEE International Conference on Robotics and Automation – ICRA 2012 – um dos maiores encontros de pesquisa em robótica do mundo.

A chamada de trabalhos está aberta!

Saiba mais sobre a ROSCon 2012 e as novidades que a comunidade ROS está preparando neste link.

1 comentário em “ROSCon 2012”

  1. Pingback: ROSCon 2012 | Linux Ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *