Pular para o conteúdo

Cyborgs – Cybernetics Organims

O Cardoso, do Meio-bit, publicou no último dia 2 um post sobre cyborgs, acompanhado de um vídeo sobre pesquisas de braço robótico.

O vídeo mostra resultados de pesquisas realizados pela Deka Research, subsidiados pela ARPA (a agência de pesquisas do exército americano – a mesma da ARPANET). A iniciativa visa atender a necessidade de reposição de membros perdidos por soldados americanos em guerras.

As imagens por sí são interessantes e instigantes. A naturalidade com que os “pilotos de teste” movimentam o braço mecânico é espantosa. Tarefas cotidianas como tomar água, segurar um objeto, apertar a mão e mais são demonstradas e fica a impressão de que o equipamento está muito próximo da funcionalidade desejável.

Isso leva a pensar nas possíveis mudanças sociais que serão provocadas com a crescente convergência entre o metal e o silício perfazem com a carne. Humanos mistos com órgãos ou até membros inteiros mecânicos poderão, em um futuro próximo (nos países ricos, claro), serem vistos transitando pelas ruas das cidades.

Uma estranha realidade prevista pelos escritores de ficção científica… quem diria…

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *