Pular para o conteúdo

Defesa da qualificação

Não estou gordo! Foi a camisa! Foi a camisa! 😀

Olá pessoas;

Bem, como alguns já devem saber, dia 20 de abril foi minha qualificação aqui no mestrado da USP.

A defesa foi bem bacana, nada fora do script padrão. Os professores se mostraram entusiasmados com o tema, me encheram de perguntas, respondi e sai da sala com mais ideias e dúvidas para serem resolvidas – o que tornará o trabalho mais maduro, acredito.

Para quem estiver interessado, os slides da apresentação estão aqui. O tema é sobre a nova geração de sistemas elétricos de distribuição, que se caracterizam pela adição de uma camada de comunicação á rede elétrica – permitindo aos equipamentos trocarem informações, subsidiando possíveis tomadas de decisão sobre o sistema. Estes sistemas são chamados de smart grids.

Então, procurando simular este ambiente no contexto de um sistema computacional, aplico sistemas multiagentes para conseguir uma modelagem interessante afim de estudar algoritmos e procedimentos a serem transpostos para um sistema elétrico de verdade.

Neste link você pode ser um post sobre a implantação preliminar de um sistema deste tipo na cidade portuguesa de Évora. E aqui uma apresentação que fiz ano passado no workshop da pós.

Quanto ao texto, darei preferência a disponibilização da dissertação integral, quando defender o mestrado.

É isso pessoal, obrigado pela atenção e quem tiver achado o tema interessante e quiser trocar uma ideia, estamos às ordens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *