Pular para o conteúdo

Seqtembro de eventos virtuais e gratuitos sobre Qt e KDE

(Ok a piada com seqtembro funciona melhor na versão em inglês, seqtember, mas simbora)

Por uma grande coincidência, obra do destino, ou nada disso, teremos um Setembro de 2020 repleto de eventos virtuais e gratuitos de alta qualidade sobre Qt e KDE.

Começando de 4 à 11 do referido mês teremos o Akademy 2020, o grande encontro mundial da comunidade KDE que esse ano, por motivos que todos sabemos, acontecerá de forma virtual. A programação do Akademy traz palestras, treinamentos, hacking sessions, discussões com foco em aplicações KDE específicas, e mais, reunindo hackers, designers, gerentes de projetos, tradutores, e colabores dos mais diversos segmentos para discutir e planejar o KDE e seus futuros passos.

E como falamos em KDE, por extensão, também falamos em Qt – afinal, grande parte das aplicações é escrita nesse framework. Portanto, mesmo que você trabalhe com Qt mas não use nada do KDE, vale a pena participar do evento – e também se perguntar “porque diabos não estou usando e desenvolvendo aplicações do KDE?”.

Um incentivo extra é que durante o Akademy, entre 7 e 11, acontecerá o Qt Desktop Days, evento da KDAB voltado para Qt no desktop (surpresa?). A programação preliminar já está disponível e será muito interessante ver os avanços da tecnologia em um campo que pode parecer menos sexy hoje em dia, por conta da muita atenção dada a projetos mobile ou embarcados, mas que pelo contrário, continua vibrante e recebendo muito investimento.

Após uma rápida pausa para um respiro, temos a Maratona Qt. Nosso amigo Sandro Andrade, professor do IFBA e colaborador de longa data do KDE, resolveu dedicar uma semana inteira, de 14 à 18 de setembro, para apresentar 5 tópicos sobre o Qt tratando de seus fundamentos e passos iniciais de cada um. O programa cobre QML, C++ e Qt, Qt no Android, no iOS, na web (sim!), computação gráfica e mesmo jogos! Extremamente recomendada pra todo mundo que conhece ou quer conhecer o framework.

A Maratona Qt vai servir como um esquenta para a QtCon Brasil 2020, esse ano também virtual. Em 26 e 27 de setembro o pessoal da qmob.solutions reunirá desenvolvedores Qt de vários países para apresentarem, entre outras coisas, trabalhos com Wayland, visão computacional e IA, análise de dados, Python, containers, prototipagem, embarcados, e outros, tudo envolvendo Qt! E também haverá uma apresentação sobre a próxima versão major da ferramenta, Qt 6.

Portanto pessoal, reservem este mês para uma grande imersão nos vários aspectos e possibilidades disponibilizadas pelo Qt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *