Pular para o conteúdo

Akademy 2019

Foto em grupo do Akademy 2019

Em setembro de 2019 a cidade italiana de Milão sediou o principal encontro mundial dos colaboradores do KDE – o Akademy, onde membros de diferentes áreas como tradutores, desenvolvedores, artistas, pessoal de promo e mais se reúnem por alguns dias para pensar e construir o futuro dos projetos e comunidade(s) do KDE

Antes de chegar ao Akademy tomei um voo do Brasil para Portugal a fim de participar do EPIA, uma conferência sobre inteligência artificial que aconteceu na pequena cidade de Vila Real, região do Porto. Após essa atividade acadêmica, voei do Porto à Milão e iniciei minha participação no Akademy 2019.

Infelizmente pousei no final da primeira manhã do evento, o que me fez perder apresentações interessantes sobre Qt 6 e os novos KDE’ Goals. Pela tarde pude algumas palestras sobre temas que também me chamam atenção, como Plasma para dispositivos móveis, MyCroft para a indústria automotiva, relatório do KDE e.V. e um showcase de estudantes do Google Summer of Code e do Season of KDE – muito legal ver projetos incríveis desenvolvidos pelos novatos.

No segundo dia me chamou atenção as palestras sobre o KPublicTransportation, LibreOffice para o Plasma, Get Hot New Stuffs – que imagino utilizarei em um futuro projeto – e a apresentação do Caio sobre o kpmcore.

Após a festa do evento (comentários sobre ela apenas pessoalmente), os dias seguintes foram preenchidos pelos BoFs, para mim a parte mais interessante do Akademy.

O workshop do Gitlab foi interessante porque pudemos discutir temas específicos sobre a migração do KDE para esta ferramenta. Estou adorando esse movimento e espero que todos os projetos do KDE façam essa migração o quanto antes. Cantor já está por lá há algum tempo.

No BoF do KDE websites, pude entender um pouco melhor sobre o novo tema do Jekyll utilizado pelos nossos sites. Em adição, aguardo que logo mais possamos aplicar internacionalização nessas páginas, tornando-as traduzíveis para quaisquer idiomas. Após participar e tomar informações nesse evento, criei um novo website pro Cantor durante o LaKademy 2019.

O BoF do KDE Craft foi interessante para ver como compilar e distribuir nosso software na loja do Windows (pois é, vejam só o que estou escrevendo…). Espero trabalhar com esse tema durante o ano de forma a disponibilizar um pacote do Cantor naquela loja ((pois é)²).

Também participei do workshop sobre QML e Kirigami realizado pelo pessoal do projeto Maui. Kirigami é algo que tenho mantido o olho para futuros projetos.

Finalmente, participei do BoF “All About the Apps Kick Off”. Pessoalmente, penso que esse é o futuro do KDE: uma comunidade internacional que produz software livre de alta qualidade e seguro para diferentes plataformas, do desktop ao mobile. De fato, isto é como o KDE está atualmente organizado e funcionando, mas nós não conseguimos comunicar isso muito bem para o público. Talvez, com as mudanças em nossa forma de lançamentos, somados aos websites para projetos específicos e distribuição em diferentes lojas de aplicativos, possamos mudar a maneira como o público vê a nossa comunidade.

O day trip do Akademy 2019 foi no lago Como, na cidade de Varenna. Uma viagem linda, passei o tempo todo imaginando que lá poderia ser um bom lugar para eu passar uma lua de mel :D. Espero voltar lá no futuro próximo, e passar alguns dias viajando entre cidades como ela.

Eu em Varenna

Gostaria de agradecer a todo o time local, Riccardo e seus amigos, por organizarem essa edição incrível do Akademy. Milão é uma cidade muito bonita, com comida deliciosa (carbonara!), lugares históricos para visitar e descobrir mais sobre os italianos e a sofisticada capital da alta moda.

Finalmente, meus agradecimentos ao KDE e.V. por patrocinar minha participação no Akademy.

Neste link estão disponíveis vídeos das apresentações e BoFs do Akademy 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *