Pular para o conteúdo

Mestrado em Ciência da Computação na UFPA 2019: Inteligência Computacional para Smart Grids; Metaheurísticas

Está aberto o processo seletivo para o mestrado em ciência da computação do PPGCC-UFPA. Nesse certame, estou disponibilizando 2 vagas para alunos que desenvolverão seus trabalhos junto aos demais pesquisadores no LAAI.

As vagas são voltadas para os temas de inteligência computacional aplicada a Smart Grids e estudos sobre métodos metaheurísticos de otimização. Gostaria de orientar um aluno para cada um dos temas, mas a depender da qualidade dos candidatos é possível que os selecionados trabalhem uma mesma área.

Todos os candidatos devem cumprir os requisitos de perfil dos pesquisadores que procuro, apresentados na aba Pesquisas em meu site pessoal. Segue abaixo algumas descrições sobre os temas disponíveis, nos quais os projetos de pesquisa devem se encaixar.

Inteligência Computacional para Smart Grids

Smart grids são redes elétricas onde existem dispositivos que fazem medição dos mais diferentes dados (tensão, corrente, consumo, produção, e mais), trocam esses dados com outros equipamentos, e realizam tomada de decisão sobre os mesmos, de forma a prover alguma funcionalidade para essas redes. No geral, essa tomada de decisão é realizada a partir da utilização de algum método de inteligência computacional como metaheurísticas, redes neurais, sistemas fuzzy, sistemas multiagentes, ou outros.

Projetos nesse tema deverão mirar alguma funcionalidade que seria interessante de ver em redes desse tipo e modelá-la utilizando técnicas de inteligência computacional. Há uma grande variedade de problemas a serem explorados, desde classificação de consumo, estratificação de consumidores, otimização nas redes, inteligência computacional aplicada a utilização de energias renováveis ou geração distribuída, aplicação de sistemas multiagentes, entre muitas outras.

Metaheurísticas

Gosto bastante do tema de metaheurísticas aplicadas a otimização combinatória. Já ministro no PPGCC uma disciplina sobre o tema e gostaria de finalmente voltar a ele após meus últimos estudos que datam ainda dos meus trabalhos de graduação.

Nessa área, me disponho a orientar projetos que apliquem diferentes metaheurísticas a problemas de otimização novos, do tipo NP-Difícil, que sejam desafiadores e que tenham aplicações práticas ou impactos teóricos interessantes. Em especial, trabalhos relacionados com o contexto amazônico seriam muito bem-vindos.

Outra linha que me chama muita atenção são os estudos onde operadores de diferentes metaheurísticas são combinados, de foma a gerar “novos” métodos de busca que podem ser aplicados a diferentes problemas – essa área é mais conhecida como hiperheurísticas. O equilíbrio exploração/intensificação do método é determinado por esses operadores, portanto estudar esse ponto em específico é um desafio muito interessante.

Mais informações

Aos interessados, todas as informações sobre o ingresso e processo seletivo estão disponíveis no edital. Maiores informações sobre a área de pesquisa, por favor verifique artigos publicados na minha página pessoal. Para qualquer informação ou dúvida, por favor me contate via e-mail através do endereço saraiva em ufpa.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *