Pular para o conteúdo

Mestrado em Ciência da Computação na UFPA: Sistemas Multiagentes e Smart Grids

Ainda não divulguei por aqui (é mais um de tantos textos pendentes) mas me tornei Professor Adjunto na Universidade Federal do Pará, campus Belém. Estou vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Computação.

O ritmo de trabalho está bem rápido e já fui cadastrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do instituto. Com o início do processo seletivo para ingresso de novos alunos no período 2017.1, tive 1 vaga alocada para minha supervisão. Será meu primeiro aluno ou aluna de mestrado.

Essa vaga está vinculada ao tema Inteligência Computacional. Especificamente, procuro alguém com interesse em inteligência computacional distribuída (sistemas multiagentes) e suas aplicações para sistemas elétricos de potência no cenário das redes elétricas inteligentes (smart grids). Desenvolvi estudos nesse tema durante meu mestrado e doutorado, e espero continuar a pesquisá-lo através da criação de um grupo de pesquisa sobre o tema na UFPA.

O candidato irá realizar trabalhos relacionados com o desenvolvimento de funcionalidades esperadas para os smart grids através da modelagem de equipamentos das redes elétricas como agentes em um sistema multiagente. As análises e simulações ocorrerão em uma rede computacional formada por computadores Raspberry Pi conectados entre si. O candidato deverá ter disponibilidade para estudar temas relacionados com engenharia elétrica e há a possibilidade de parcerias com outras instituições de ensino e empresas de energia para desenvolvimento dos estudos.

A pesquisa será desenvolvida em Belém, portanto o candidato deverá morar na cidade durante o período. As bolsas serão distribuídas apenas ao final do processo de seleção.

Aos interessados, todas as informações sobre o ingresso e processo seletivo estão disponíveis no edital. Maiores informações sobre a área de pesquisa, por favor verifique artigos publicados na minha página pessoal. Para qualquer informação ou dúvida, por favor me contate via e-mail através do endereço saraiva em ufpa.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *