Pular para o conteúdo

Mageia – Fork do Mandriva Linux

Alguns desenvolvedores e contribuidores do Mandriva estão fazendo um fork da distribuição: o nome dela é Mageia. A maioria dos empregados da Mandriva que trabalhavam na distribuição Linux foram demitidos após a liquidação da Edge-IT, uma subsidiária da Mandriva SA; entretanto, eles se propuseram a criar um fork da distribuição a tocar o desenvolvimento de forma comunitária. A nova distribuição Linux, Mageia, será gerida por uma organização sem fins lucrativos que será regularizada em alguns dias. Já há muitas pessoas que decidiram seguir o fork, e toda a ajuda será bem vinda para a execução de tarefas típicas da criação e estabelecimento de uma nova distribuição.

Algumas frases que me chamaram a atenção no anúncio oficial foram:

“Nós não confiamos mais nos planos da Mandriva SA e não acreditamos que a empresa (ou qualquer outra empresa) seja um porto seguro para tal projeto.”

e

“As pessoas que trabalham nisto apenas não querem ser dependentes da economia flutuante e errática, e os inexplicáveis movimentos estratégicos de uma empresa.”

Bem punk, não?

As discussões estão acontecendo no canal IRC #mageia (em inglês), na rede Freenode. Há um canal específico para o KDE em #mageia-kde e um canal cuja língua é o português brasileiro em #mageia-br. As listas de discussão pode ser encontrada em https://www.mageia.org/mailman/listinfo.

A página do website em pt-br foi traduzida por mim e pela Aracele. A página pode ser visitada aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *