Pular para o conteúdo

Homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional – Infância

Participando da homenagem pelo Dia do Quadrinho Nacional (30 de Janeiro) fui convidado via Facebook pela Malú a postar alguns quadrinhos brasileiros durante 3 dias e convidar amigos a fazerem o mesmo. Nesse primeiro dia o tema é infância (a minha no caso =D).

cascao

De certa forma é comum quando criança começarmos a ler quadrinhos através da Mônica ou Disney, seja lendo de amigos ou ganhando alguma dessas revistas da família. É comum que as primeiras revistas sejam em forma de almanaque – revistas com mais páginas que reúnem histórias já publicadas anteriormente. Eu comecei assim, e a foto ali do Almanaque do Cascão, em uma edição dos anos 90 pela Globo, representa isso.

trapalhoes

Já essa revista dos Trapalhões no universo de Jurassic Park deve ter sido o primeiro quadrinho que pedi para comprarem (não tenho certeza porque tem uma X-Men pelo meio desse tempo). Na minha cabeça foi assim: era minha primeira consulta no otorrino, Doutor Volner (ou algo parecido), que por passar a consulta inteira usando aquele aparelho que tem uma lanterna na cabeça era secretamente chamado por mim e por meu pai de “Doutor Volner, o Doutor do Futuro”. Quando terminou essa primeira consulta acho que minha mãe quis me recompensar com algo e fomos na banca, quando pedi essa revista. Na época, com a mudança de moeda, o jornaleiro tinha que consultar uma tabela pra saber qual era o preço em qual moeda. Lembro que a revista era legal e tinha um pôster da capa nas páginas centrais.

bobcuspe

O terceiro ali é o punk Bob Cuspe. Fui apresentado aos trabalhos do Angeli através de uma coleção de cadernos escolares baseados nos personagens dele. Alguém teve a ideia de vender cadernos com Os Escrotinhos, Rê Bordosa e Bob Cuspe, cheio de tiras ácidas e gestos obscenos na capa e contracapa. Infelizmente não lembro se meus pais me deram um ou se tive que ficar com algum caderno do Homem Aranha mesmo.

Marcações:

1 comentário em “Homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional – Infância”

  1. Pingback: Reduzindo a pilha de leituras at Filipe Saraiva's blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *