Pular para o conteúdo

Backend Python para Cantor – Destaque de Sintaxe, Tab Complete, e Modo Interactive

Meu projeto no Google Summer of Code 2013, o desenvolvimento de um backend para python no Cantor, atingiu alguns objetivos nas últimas semanas.

Primeiramente eu desenvolvi a versão preliminar para as funcionalidades de destaque de sintaxe e tab complete. Esta etapa utilizou processamento de arquivos XML para prover um conjunto básico de palavras-chave e funções predefinidas para aquelas funcionalidades. Para ativar o tab complete, basta pressionar o botão Tav após ter digitado alguma letra ou conjunto de letras. Abaixo temos alguns screenshots destas funcionalidades (clique com o botão direito do mouse para ampliar as imagens):

python_syntax_highlighting

Um simples destaque de sintaxe

python_backend

Mais destaque de sintaxe e tab complete

Em seguida, a versão inicial do backend desenvolvido durante o LaKademy foi criada para dar suporte ao modo de script do python. Mas seria mais interessante dar suporte ao modo interactive no terminal do Cantor. Então, para fazer isso, eu implementei um pré-processamento nos códigos do python que o usuário insere no Cantor antes de enviá-los ao interpretador python, adicionando alguns comandos para simular o modo interactive do python.

Esta solução utiliza o PyRun_SimpleString da API python/C para processar os comandos python em modo de script. Existem outras funções da API python/C para processar os comandos python diretamente em modo interactive, por exemplo, PyRun_InteractiveOne, mas esta função requer que os comandos python a serem processados estejam em um arquivo, além do que acessar a saída desse processamento é algo bastante difícil. Então, para o momento,  PyRun_SimpleString + pré-processamento dos comandos é uma solução que está funcionando muito bem.

Você pode ver nas screenshots que ilustram este post que as variáveis e resultados de operações apresentados na tela do Cantor não usam o comando print. Esta é uma das características do modo interactive do python:

python_backend_aninhado1Mais exemplos de destaque de sintaxe e interactive mode

python_backend_aninhado2

Mais exemplos de destaque de sintaxe e interactive mode

Agora eu estou desenvolvendo uma funcionalidade para listar todas as funções predefinidas e palavras-chave de um módulo python específico que tenha sido importado durante a execução do programa. Para tanto, eu estou usando o comando dir do python para capturar esses dados. Esta funcionalidade proverá estas palavras para o destaque de sintaxe e o tab complete, de uma forma dinâmica. Assim, o backend para python dará suporte a qualquer módulo python, e não mais apenas ao scipy, numpy, e matplotlib.

O backend para python está disponível no branch python-backend no repositório do Cantor. Fique a vontade para testá-lo, mas lembre-se que o código não está estável e finalizado no momento.

1 comentário em “Backend Python para Cantor – Destaque de Sintaxe, Tab Complete, e Modo Interactive”

  1. Pingback: Cantor – palavras-chave dinâmicas no python backend at Filipe Saraiva's blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *