Pular para o conteúdo

Smart Grids – Perspectivas e Desafios para os Sistemas Elétricos de Potência do Futuro

Fiquei muito feliz por, no mês de setembro, ter sido convidado pelos amigos Aldir, Ricardo e Harilton a dar uma palestra em Teresina sobre o assunto que me debruço desde o meu mestrado: as redes elétricas inteligentes, ou smart gridsConvite aceito, fui expôr o tema na 5ª edição do ERECOMPI – Encontro Regional de Computação do Piauí, evento promovido pela faculdade CEUT.

Foto por Liana Campelo

Na oportunidade apresentei o estado-da-arte das pesquisas nesse campo, qual a conjuntura do mercado energético onde o conceito de smart grids emerge, quem está investindo nessa ideia (e qual o montante de investimento), quais projetos pilotos estão trabalhando desde agora as possibilidades desse novo tipo de redes elétricas, quais são os problemas em aberto, como trabalhar nesse campo (seja em centros de pesquisa ou em empresas), como direcionar sua pesquisa para trabalhar algum aspecto das redes inteligentes, entre outros assuntos.

Esta palestra é algo como a “versão expandida” de uma aula de encerramento que ministrei na disciplina de sistemas elétricos de distribuição na EESC/USP, cujo professor, Asada, é meu orientador.

Também apresentei o artigo que foi publicado nos anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática (XIX CBA), tratando de forma mais específica sobre o trabalho que desenvolvo na USP.

Estes assuntos estão presentes nos slides que utilizei na palestra, que compartilho com os interessados logo abaixo. A apresentação do artigo no XIX CBA está neste post do blog. Os interessados que quiserem entrar em contato sobre qualquer assunto tratado na palestra, podem enviar e-mail para mail@filipesaraiva.info.

Gostaria mais uma vez de agradecer ao convite e recepção de toda a equipe que trabalhou para fazer o ERECOMPI acontecer. Espero que os participantes tenham gostado da palestra e se interessado por esse campo de pesquisa tão interessante que, eu, só pude conhecer quando sai de nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *