Pular para o conteúdo

Passando o chapéu: Suporte o KDE Randa Sprint 2012

O KDE está buscando recursos financeiros para viabilizar o KDE Randa Sprint 2012, reunião de desenvolvedores que objetiva avançar em alguns importantes projetos-chave para o futuro do KDE.

Click here to lend your support to: KDE Randa Meetings and make a donation at www.pledgie.com !

Se o KDE é importante para você, e se estiver ao seu alcance, considere fazer uma doação para viabilizar esta reunião! =)

O texto abaixo é uma tradução do texto no dot KDE onde é apresentado a proposta, a importância, e quais principais objetivos os devs que irão ao KDE Randa Sprint 2012 almejam atingir.

Suporte o KDE Randa Sprint 2012: Inspirador e Intenso
por Carl Simon, traduzido por KDE Brasil

Os encontros KDE Randa Sprint são um pequeno encontro de contribuidores do KDE na vila de Randa, Suíça. Em seu quarto ano, o Randa sprint incluirá projetos chaves do KDE e importantes desenvolvedores, todos colaborando simultaneamente sob o mesmo teto, isolados do barulho e distração. Estamos pedindo um auxílio financeiro para dar suporte ao encontro.

“Os sprints em Randa são especiais. Envolvidos por uma paisagem montanhosa, uma intensa colaboração acontece, com todo mundo reunido em um único lugar. Encontrar-se lá significa trabalho feito e sem fuga de planejamento, apenas discutindo e programando.” disse o duas vezes participante de Randa e hacker de Acessibilidade no KDE, Frederik Gladhorn.

Estratégia, planejamento e coordenação. photo by Kévin Ottens

Randa 2012 acontecerá de 21 à 27 de Setembro de 2012. Os participantes do encontro tem metas ambiciosas que irão beneficiar usuários e desenvolvedores do KDE.

  • O time de Acessibilidade no KDE e especialistas em Acessibilidade do GNOME vão facilitar o uso de aplicações acessíveis, particularmente para pessoas com deficiência visual. Cegos e pessoas com baixa visão foram convidadas para providenciar orientação e assistências durante os testes.
  • Desenvolvedores do KDE-Edu estarão trabalhando nas aplicações educacionais existentes e em novas, especialmente para dispositivos móveis.
  • O  times de Multimidia do KDE e do Amarok irão discutir o futuro do Amarok, particularmente em dispositívos móveis. Além disso, eles irão trabalhar com o Framework de Multimidia Phonon do Qt5, o qual é a fundação das aplicações de som do KDE.
  • Planejamento para o futuro dos Plasma Workspaces, particularmente como eles se relacionarão com o KDE Frameworks 5, baseado no Qt 5. Esse trabalho é crítico para definir uma direção comum e necessário para mudança a um ambiente de desenvolvimento atualizado com perturbação mínima para os usuários. O time também fará um intenso trabalho de escrita de código.
Mão na massa! photo by Anne-Marie Mahfouf

Todas as reuniões prévias em Randa foram focadas e produtivas, gerando resultados excepcionais; organizadores e participantes esperam o mesmo e até mais para esse ano. As reuniões em Randa produziram significantes avanços no passado, tais como:

  • Aplicações do KDE e ambiente Plasma rodando em CPUs ARM,
  • Um framework de autorização segura,
  • Projeto do KDE Frameworks como um substituto para kdelibs e KDE Platform, melhorando o relacionamento com o upstream e simplicando dramaticamente o desenvolvimento.
  • Documentação de usuário completa e eliminação de bugs no Amarok.
  • O time de Multimidia do KDE otimizou as aplicações e o framework de desenvolvimento para melhorar a performance e simplificar o seu uso.

Esse ano, 35 desenvolvedores de todo mundo (sendo que 3 deles são aqui do Brasil), irão para o encontro em Randa. Em sete dias inspiradores cheios de trabalho, eles irão realizar mais do que eles mesmos imaginam, guiados pelo compromisso de apoiar o software livre para todas as pessoas.

Enquanto os participantes são voluntários não remunerados, existem grandes despesas, tais como acomodações, comida e transporte. Se você não vai comparecer, você ainda pode apoiar o encontro em Randa através de uma doação. Como já aconteceu antes, o encontro em Randa irá beneficiar todos que usam o software do KDE.

A arrecadação de fundos tem como meta 10.000€. Por favor, doe o que você puder  para ajudar a tornar possível KDE Randa Sprint 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *