Pular para o conteúdo

A Internet em 2020: Propriedade Intelectual

Durante o mês de janeiro de 2009, o prof. Silvio Meira, da UFPE, comentou em seu blog os resultados do relatório do Pew Internet Project sobre o futuro da rede. A pesquisa foi feita através de consultas com centenas de especialistas da área, desde os que projetaram a Internet até os que a mantêm hoje.

Os textos são bastante interessantes. Versam sobre mobilidade, interfaces entre outros. Para nós, leitores e leitoras deste blog, nos interessa bem mais os tópicos sobre propriedade intelectual e privacidade e transparência.

Sobre Propriedade Intelectual, nas palavras do professor, “o PIP prevê que... Those working to enforce intellectual property law and copyright protection will remain in a continuing arms race, with the crackers who will find ways to copy and share content without payment… na próxima década continuará a disputa entre os donos de copyright e defensores de propriedade intelectual, de um lado, e crackers [e/ou piratas] do outro; a cada nova barreira contra disseminação de conteúdo imposta pelos primeiros, os segundos desenvolverào contra-medidas capazes de desbloquear o “material” e disseminá-lo sem pagamento de direitos, na rede”.

Ou seja, não é visível a mudança na atual configuração nas disputas sobre direitos autorais no ciberespaço, nos próximos 10 anos. Eu particularmente acho que, de certa forma, existe um quê de razão nisso, mas não concordo totalmente. Acontece que essa briga será decidida nos tribunais, e não sei se o PIP fez essa pesquisa junto a advogados e juristas. Outra coisa: a forma como se desenrolará outras questões relacionadas ao tema poderão atingir a questão do direito autoral na web. Falo sobre as possibilidades para uma nova lei internacional de patentes – ou, no caso dos softwares, pelo fim das patentes.

Em contrapartida, foi escrito um artigo chamado “Pirates and Samaritans: a Decade of Measurements on Peer Production and their Implications for Net Neutrality and Copyright”, em que os autores prevêem o fim do copyright em 2010.

Pois bem, temos aí muita coisa a ser refletida. Escreverei sobre privacidade e transparência em outro post, ok?

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *